12/06/2009

Por que Alguns Líderes têm o Perfil Centralizador?


Meus dois últimos anos de faculdade foram relacionados a Gestão Educacional. Vimos todos os perfis de gestores. Vimos também que, não se sabe ao certo a origem do comportamento, mas o fato é que alguns líderes têm dificuldades em delegar tarefas.

Eles pegam as atividades mais estratégicas, interessantes e, quando menos esperam, estão atolados. O resultado é uma vida voltada para o trabalho, com prejuízos para o convívio familiar e social. Mas não culpe o líder, pois, às vezes, a atitude é inconsciente.

De propósito?

De acordo com o sócio-diretor da Compass Consult, Wilson Roberto Lourenço, não é normal que o líder faça as atividades mais estratégicas e interessantes da empresa a todo o momento, mas nada o impede de acompanhá-las. Segundo Wilson, que já fui executivo, quando tinha atividade com muito foco estratégico, queria estar envolvido pelo impacto que algo negativo poderia causar.

Porém, alguns líderes acabam trazendo a responsabilidade para si sempre, o que acontece por conta do nível de confiança e segurança que têm com a equipe, mas também pelo estilo de liderança. "Há líderes que pensam em promover novos líderes, ou, se uma vaga de chefia não está disponível, pensam em trazer novos talentos para a empresa. Mas outras pessoas que não pensam assim".

E a atitude de não delegar aquilo que é mais "interessante" pode ser causada pelo medo de perder espaço na empresa, ou de o membro da equipe que fez o trabalho com tanto louvor ganhar mais destaque. "É uma visão míope do líder porque, se de um lado ele mesmo fizer a atividade e ganhar destaque, caso faça bem, do outro ele acaba sobrecarregado e, muitas vezes, com problemas familiares", contou Lourenço.

Inconsciente

O comportamento pode ser inconsciente também. Neste caso, de acordo com Lourenço, o profissional só vai perceber que está sendo centralizador depois de sentidas as consequências da atitude: o cansaço pelo excesso de trabalho, a infelicidade da equipe e a ausência na vida familiar.

"Uma das consequências será a equipe estagnada, que não cresce e está sempre insatisfeita, principalmente no caso de profissionais da geração Y, que buscam crescimento rápido. Então essas pessoas podem ir embora, pedir transferência de área ou ir para o concorrente. E, se ninguém manifesta isso, o clima fica tenso e as pessoas, insatisfeitas para sempre".

Ajuda

Independentemente de como o comportamento se originou, o importante é acabar com ele. De que forma? Por meio da ajuda de um coach, de treinamentos sobre liderança ou até mesmo do feedback do "líder do líder". A própria equipe também pode ajudar, chamando a responsabilidade para si em determinadas tarefas.

Se você é Líder, que tipo de Líder você é?

Pense nisso!
Sucesso!

André e Simone Calamita
http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi

Quer mais Distribuidores?
Quer mais Contatos?
Acesse e saiba como!
Vídeos Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário