27/06/2009

Empreender é Realizar

Confie Na Sua Capacidade De Transformação

Você já parou para pensar se está apto para manter-se adequadamente qualificado no atual mercado de trabalho?

Empreender, além de uma boa saída, pode ser uma solução. Extrapolar potenciais empreendedores, não é apenas pensar em criar negócios ou viabilizar idéias, mas realizar uma busca íntima em sua capacidade de planejamento, transformação, adaptação e integração. Para fazer isto, os empreendedores devem estar preparados, com objetivos bem definidos e quantificáveis (metas). A técnica da Grafoanálise, uma ciência que contribui para a descoberta e ampliação do potencial empreendedor com certeza pode ajudá-lo.

Além de estar sempre atento as oportunidades, é importante desenvolver o senso da observação e pesquisa para analisar muito bem o mercado em que vai atuar, saber fazer o seu marketing pessoal, promover-se através de intensas articulações e redes de relacionamentos, planejar e administrar seus investimentos quer sejam pessoais ou profissionais.

A motivação é o principal combustível que mantém este motor do empreendedorismo funcionando. Vários são os fatores que geram a motivação: busca de desafios, independência profissional, desenvolvimento de redes de relações, dinheiro, etc. Manter-se motivado é fundamental para desenvolver iniciativas que irão gerar a concretização dos seus planos de ação. A medida que você for aumentando a sua capacidade empreendedora o seu planejamento se tornará flexível e coerente, permitindo modificações e adequações ao longo dos seus desafios. Esteja preparado. Todo empreendedor deve lembrar que para atingir seus objetivos, é preciso ”quebrar” o problema em etapas menores e mais fáceis de serem solucionadas, desenvolvendo assim, a eficiência e eficácia do seu trabalho e projeto de vida.

Mais do que nunca, é imprescindível procurar adaptar-se às mudanças, pois o desafio de qualquer empreendedor de negócios é promover a saúde de sua empresa, através de métodos de organização, disciplina e integração de colaboradores, diagnóstico de empresa de lucro e sucesso.

Contar com o seu talento é chave fundamental para o negócio. Talentos e habilidades fazem parte do seu PERFIL EMPREENDEDOR e esta é uma veia que corre no sangue de cada um. A grafoanálise irá ajudar você a descobri-la.

Lembre-se que VOCÊ, é 100% responsável por sua própria felicidade, e suas ações irão demonstrar todo o seu potencial. Para isto, conheça muito bem suas competências, interesses, habilidades e motivações íntimas para que promova mudanças em benefício de si próprio e da empresa que comanda.

Algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo (autoconhecimento) com o intuito de elevar a sua capacidade empreendedora.
• Ser um profissional empreendedor é ter uma constante vontade ativa (esforço pessoal). É ter energia o suficiente para agir, ou seja concretizar. Eu tenho essa característica desenvolvida em minha personalidade?
• Consigo criar condições favoráveis para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico com pares de trabalho, superiores, auxiliares, fornecedores e parceiros?
• De uma forma geral, minha personalidade está condizente com o tipo de empreendedor que desejo ser? O que preciso fazer para que isso aconteça?
• Sei atuar sob pressão e ser assertivo em minhas ações? E como está a minha capacidade de tomar decisões e o meu grau de autoridade ao meio?
• Sinto-me automotivado para o trabalho? Estimulo a mim mesmo para aperfeiçoar minha capacidade de autonomia?
• Sou participativo, considero as pessoas de minha equipe e agrego valor aos projetos que estou inserido?
• Sei fazer uma leitura do cenário organizacional e alinhar meus objetivos com a missão maior da empresa?
• Possuo uma significativa abertura intelectual para a aquisição de novos conhecimentos?
• Eu normalmente assumo riscos, mesmo aqueles que oferecem uma boa margem de segurança?
• Sou persistente e sei resistir aos obstáculos que se apresentam em minha vida laboral?
• Em minha comunicação eu sou um profissional assertivo e/ou eficaz?
• Em que posso ser útil e produtivo na minha experiência profissional?
• O que requer investimento? O que ainda precisa ser conquistado?
• Eu mantenho o autocontrole na expressão de minhas emoções?
• Sou impaciente? Ou devo estabilizar meu nível de paciência?
• Minha ambição está adequada ao que desejo concretizar?
• Meus pensamentos tornam-se realizáveis e efetivos?
• Sei elaborar um plano de negócio com eficiência?
• Meu planejamento chega a ser estratégico?
• Preciso multiplicar o meu talento?

Você profissional que está lendo esse artigo já percebeu que eu mencionei apenas algumas questões importantes para que você reflita em sua vida profissional.

A Grafoanálise – que pode diagnosticar mais de 300 características de personalidade - lhe ajuda a descobrir o seu grau de empreendedorismo, ou seja, o seu real potencial e muitas empresas (seleção de pessoal e área de desenvolvimento) confiam nessa ciência para que possam atrair, reter ou aperfeiçoar os seu talentos, pois quem faz a diferença dentro de uma empresa com certeza são as PESSOAS, por isso as mesmas devem ser tratadas com respeito e dignidade visualizando sempre o seu desenvolvimento.

Quando executo meus laudos e transmito o feedback (devolutiva) o mesmo tem um rápido efeito motivador, pois críticas construtivas e elogios estimulam o profissional a concentrar esforços na resolução de seus ideais.

Por isso, reforce o seu espírito empreendedor. Todo empreendedor deve ser perseverante e permanecer fiel as suas visões. Todo empreendedor é capaz de dar vida aos seus projetos e aspirações projetando-os em sua vida laboral. Só VOCÊ é capaz de moldar, definir e dirigir com AUTONOMIA o seu próprio destino, não espere a empresa fazer o que é exclusivamente de sua responsabilidade. A empresa pode lhe ajudar, mas é VOCÊ quem decide a sua vida.

Portanto, procure ousar e usar os seus conhecimentos como um fator competitivo procurando conquistar sempre os melhores resultados. Faça o seu melhor. Analise, escolha, reflita, seja proativo, tenha autoconfiança e disciplina perguntando-se sempre: Que tipo de pessoa sou e desejo ser? Cada pessoa tem a sua maneira própria de pensar e ser, por isso descubra a sua e busque o melhor dentro de si mesmo. Procure minimizar suas falhas, manter suas qualidades e aperfeiçoar o que for necessário para vencer suas dificuldades, seus planos e decisões.

Fonte: Rhportal

Sucesso sempre
Grande abraço

André e Simone Calamita
http://www.recrutafacil.com/andreesi
http://calamita.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário