28/06/2009

A Era da Humildade

Acabou o tempo do isolamento produtivo. Ou você aprende a compartilhar seus conhecimentos, ou será passado pra trás...

por Sergio Buaiz

Einstein, Newton, Da Vinci... estes e outros grandes gênios do passado ficaram marcados por suas idéias mirabolantes que deram certo. Na reclusão de suas mentes, foram capazes de prever, descobrir e inventar o que nenhum outro homem conseguiu. Eram inteligentes, criativos e determinados, mas será que teriam sucesso nos tempos atuais?!!!

Será que eles conseguiriam se destacar tanto na Era do Conhecimento? Seriam os únicos a desenvolver suas teses? E seriam ágeis o suficiente para assinar a obra????!!!!!

Talvez sim, talvez não. Nem adianta procurar respostas. O que importa é perceber que os tempos mudaram (e muito). Hoje, não há mais espaço para pensadores que dedicam sua vida inteira em nome de uma descoberta, principalmente se mantiverem suas “genialidades” represadas e exclusivas em sua auto-suficiência.

Estamos na Era da Comunicação e dos Relacionamentos também. Hoje, a inteligência isolada é burra. É egoísta e burra!!!

Por maior que seja a capacidade cerebral de um ser humano, ela tem um limite físico. Ele continua sendo um só. São apenas 24 horas por dia para aprender e realizar conexões criativas entre os assuntos que aprendeu. Ou seja, ele jamais conseguirá acompanhar a evolução do conhecimento se mantiver essa distância.

Mais que isso, ele levará muito mais tempo para encontrar as respostas que procura, se não souber se relacionar com o mundo, se não valorizar e aceitar a ajuda dos outros.

Acabou o tempo da “vergonha de perguntar”. Acabou o tempo da verdade incontestável! Acabou a pose de gênio que sabe tudo. Acabaram os espaços para a arrogância e a prepotência. Arrisco dizer: estamos na Era da Humildade!

Quem souber aprender com os outros e se apoiar no desenvolvimento coletivo, terá bons resultados. Quem insistir na individualidade e estiver muito preocupado com o seu próprio umbigo, nem vai perceber o trem passar... já foi! ... Já fomos!!!

A Internet é a prova viva de que 2 + 2 não precisa ser quatro. No que tange ao conhecimento, definitivamente não é. Pode ser oito, vinte ou dez mil. Por isso, a mesquinharia do “patrimônio intelectual sigiloso” é burra. É a contramão da história!!!

Conhecimento é patrimônio da humanidade. O que determina o valor de uma coisa não é o que se sabe, mas principalmente o que se faz (e como se faz)!

Mais importante que uma patente industrial é a aplicabilidade dela. O que você é capaz de fazer com ela? Afinal, uma idéia vira poeira em segundos. Se ela não estiver sendo permanentemente reinventada, logo será caduca... Já foi também!!!

Hoje, leva-se cada vez menos tempo para copiar uma idéia. E demora cada vez menos tempo para gerar desdobramentos dessa idéia, melhores, mais atraentes e mais funcionais. Quase tudo é “copiável” muito rápido. Basta um caminhão de dinheiro e sua genialidade vai pro bagaço.com (ou seria brejo.com?)!

Há muito tempo, a genialidade já não está mais no conhecimento em si, mas na forma como você se prepara para ter novas idéias e reinventá-las muito rápido. Mais rápido que a concorrência!

Antigamente, os “gênios isolados” precisavam de uma vida inteira para criar algo importante. Eram bem menos pessoas, totalmente dispersas e sem conhecimentos predecessores que pudessem ajudá-los a caminhar mais rápido.

Durante muito tempo, não havia computador, luz elétrica, telefone e avião. As novas idéias demoravam séculos para serem editadas e distribuídas. Portanto, quase não havia materiais de consulta. Enfim, a vida de um cientista era muito mais complicada!

Agora, está tudo aí, disponível para todos. Criou hoje, amanhã já está publicado e distribuído na web. A velocidade é estupidamente maior!

Por isso, as chances da sua brilhante idéia ser “copiada” antes mesmo que você a coloque em prática são enormes. Não deixe que isso aconteça! Peça ajuda! Não tenha medo que os outros descubram o que você está fazendo. Preocupe-se apenas em aprender e fazer mais rápido do que tem feito!!!

Se alguém quiser copiá-lo, deixe que copie. O importante é nunca parar de aprender, criar e realizar. Se você estiver sempre à frente, vai continuar sorrindo por muito tempo!

Compartilhe suas experiências. Participe! Junte-se a outras pessoas inteligentes!

Se você tem um concorrente muito esperto, proponha uma parceria. Os dois “espertos” juntos podem ter mais resultados que isolados!!!

O segredo da Era Digital está na troca, na soma, na multiplicação de recursos! Por outro lado, tudo que parecer divisão e subtração é furada...

Entenda uma coisa: sozinho, você não é nada!

Sozinho, você será passado pra trás...

O que está esperando? Junte-se a nós!!!

Sucesso!
Deus vos abençoe

André e Simone Calamita
http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário