17/03/2009

Brasil é o terceiro país mais empreendedor

Este é um dos resultados da nona pesquisa realizada pelo GEM 2008, divulgada hoje (17), que avaliou pela primeira vez o nível de empreendedorismo dos países que compõem o G-20 .


O Brasil é o terceiro país mais empreendedor entre todos os que fazem parte do G-20 (grupo de países em desenvolvimento criado em 2003, que concentra sua atuação em agricultura), atrás apenas da Argentina e do México. A informação consta da edição 2008 da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que mede as taxas de empreendedorismo mundial, divulgada hoje (17), em São Paulo, com a presença do presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamotto.

A pesquisa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e pelo Sebrae, também revelou que a Rússia é o país com a menor taxa de empreendedores em estágio inicial entre todos os membros do G-20, com apenas 3,49%. A Argentina obteve a maior taxa, 16,5%, e o México 13,1%, enquanto o Brasil alcançou 12,02%.

Pela primeira vez o estudo que mede o empreendedorismo no mundo retratou os 23 países que formam o bloco G-20. Juntos, eles representam cerca de 90% do Produto Interno Bruto mundial, 80% do comércio internacional e 81% do total de pessoas empreendendo no mundo.

Para medir a taxa de empreendedorismo de cada país, foram entrevistados membros da população adulta (18 a 64 anos de idade). Os empreendedores identificados foram classificados conforme seu estágio empresarial, sua motivação para empreender (por oportunidade ou por necessidade) e suas características demográficas. Em 2008, foram entrevistadas 2 mil pessoas no Brasil e 124.721 pessoas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário