17/03/2009

Inspiração e Superação



No final de 1997, o casal Jonny & Cristina Almeida sofria a sua primeira decepção no Marketing de Rede. A empresa a qual estavam associados passava por uma crise sem precedentes e não sobreviveria no mercado.

Empresários, donos de uma padaria, eram leitores assíduos do Jornal Estágio 10. Participaram da Escola de Marketing de Rede e decidiram apostar no pré-marketing de uma grande companhia americana, que prometia entrar forte no País. Investiram muito e desenvolveram uma organização considerável, mas seu esforço não foi recompensado. A empresa iniciou devagar e frustrou todas as expectativas.

Nessa época, conheceram uma empresa brasileira de vendas diretas de cosméticos e perfumes inspirados, que estava migrando para o modelo multinível. Novamente, investiram seus sonhos e capital com relativo sucesso, mas a empresa, sem mais nem menos, transformou o sistema em franquias, deixando-os com um baita prejuízo.

A decepção não foi maior que a certeza de estarem no caminho certo. Determinados a construírem um negócio acessível a todos, Jonny & Cristina juntaram-se a um grupo de empresários para montar uma operação multinível de perfumes inspirados. Durante alguns anos, foram seu principais líderes, mas condenavam algumas práticas da diretoria e entravam sempre em conflito. Não conseguiam ser felizes com aquela situação.

No segundo semestre de 2004, Jonny me telefonou para contar o que estava acontecendo e veio me visitar em São Paulo. Passamos uma tarde juntos e ele me falou do sonho de construir uma empresa diferente, onde a filosofia do negócio fosse preservada e os distribuidores respeitados, acima de tudo. Na época, ele não tinha capital, mas conhecia um fornecedor para seus produtos.

Sabendo da dificuldade que é montar uma empresa do zero (ainda mais em tempo recorde), tentei convencê-lo a buscar um acordo na companhia em que estava ou se associar a outra empresa já estabelecida, mas Jonny estava decidido. Duas semanas depois, me ligou radiante, dizendo que o fornecedor tinha "comprado" a idéia. Aquele sonho sairia do papel...

Em abril de 2005, chegava ao mercado a Inspiração Perfumes. Recebi com carinho a notícia, mas ainda estava preocupado com a decisão do meu amigo Jonny. Ao longo de todos esses anos, tinha assistido a migração de muitas redes e sabia que as perdas eram sempre significativas.

Dois, três, quatro meses... as notícias que publicávamos na Chance Network provavam o contrário. A Inspiração teve um início arrasador, com muitos líderes que vieram da antiga empresa e, o que é mais impressionante, muita gente nova!

Isso também me preocupava. Sabemos o quanto é difícil manter a qualidade dos serviços e produtos diante de um momentum como esse. Teria a Inspiração capacidade de sustentar tamanho crescimento? Eu conhecia o Jonny líder de rede, mas não sabia da sua condição como administrador.

Novamente, fui surpreendido. Em novembro, quando fiz o lançamento de "Multiplicando Bem-Estar" para um auditório lotado, com mais de 700 pessoas altamente motivadas, percebi que aquele sonho se materializara. O número de Qualificados, Pratas e Ouros que subiam ao palco sorridentes e emocionados era uma prova latente dos resultados.

Neste sábado, quando tive o prazer de participar da festa de seu primeiro aniversário, novamente me surpreendi. Os Qualificados se multiplicam e o palco estava pequeno para tanto Prata, Ouro e Platina. Mais que a comprovação numérica, era perceptível o brilho no olhar de cada líder que subia ao palco. Tive a certeza, enfim, de que estava diante de um fenômeno. A Inspiração veio para ficar e fazer história no mercado nacional.

Na minha palestra, não falei de números, nem de qualquer ensinamento sobre liderança... apenas contei essa história sob o meu ponto de vista e me desculpei publicamente. Não que eu duvidasse da capacidade do Jonny e da Cristina, mas eles certamente se superaram. São líderes irresistíveis e maiores do que eu imaginava, pois souberam transferir esse DNA privilegiado para suas redes com admirável competência.

Parabéns Jonny, Cristina, Walter, Sônia, Maurício, Demauri, Aldiléia, Carlos Eduardo, Iracema, Vanderlúcio, Silvana, Simone, Antônio Eduardo, Roberto, Selma, Celso, Dirce, Rodolfo, Leandro, Josy, David, Alcir e todos os líderes que estão construindo essa Inspiração para todos nós!


Clique aqui e passe a fazer parte da família Inspiração!


Texto extraído do site pessoal do maior especialista nacional em Multinível e Venda Direta, Sérgio Buaiz: http://www.chance.com.br/sb/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário