13/01/2009

Verdade ou mentira?

As armadilhas do Multinível

por Sergio Buaiz

Existem duas formas de se ganhar dinheiro com este negócio:

1) Construir uma organização sólida, baseada em relações de confiança e resultados consistentes;

2) Atrair milhares de pessoas com promessas ilusórias, e substitui-las antes que desistam de sonhar;

Há mais de uma década, acompanho líderes que ganham muito dinheiro das duas formas. Qual é a certa? Depende do ponto de vista de cada um.

Quantas pessoas ganham dinheiro no mercado tradicional vendendo gato por lebre? Quantos políticos são corruptos? Quantos fazem qualquer coisa para melhorar de vida?

É ilegal? Até prova em contrário, não!

A maioria das oportunidades "furadas" que surgem todos os dias são oferecidas por empresas devidamente legalizadas, que recolhem seus impostos. Ou seja, até que sejam denunciadas e julgadas, podem operar normalmente.

Levando em consideração o tempo e os custos de um processo no Brasil, a maioria fecha as portas por outros motivos, antes de ser desmascarada.

Em outros casos, a "furada" se configura pela atuação irresponsável de alguns líderes. Por isso, mesmo quando a empresa é idônea e a oportunidade oferecida é legítima, devemos observar como ela é levada ao mercado. É muito comum que líderes menos éticos ou preparados façam promessas mirabolantes, na tentativa de convencer mais pessoas a participarem. Alguns chegam a contrair dívidas para manterem um estilo de vida compatível com os resultados que divulgam (e que não correspondem à realidade).

As empresas sérias se empenham em coibir os abusos, mas não é muito fácil controlar tudo o que acontece dentro de uma rede. Até que os focos negativos sejam identificados, o mal já está feito. Principalmente para quem acredita nos excessos.

Até aqui, me limitei a falar sobre os fatos, da forma como acontecem. Resumindo: neste ou em qualquer mercado, é possível ganhar dinheiro com verdades ou mentiras. E talvez, as mentiras sejam até mais eficientes para proporcionar resultados de curto prazo.

A questão é saber o que você quer para a sua vida!

Se está disposto a enganar pessoas para ganhar dinheiro rápido, exercite a sua lábia. Vá em frente e acumule o máximo de dinheiro que puder, o mais rápido que puder, porque será uma oportunidade de vida curta. Depois, reze para jamais ser descoberto.

Por outro lado, se você tem vontade de construir um negócio legítimo, que não manchará a sua honra e renderá frutos também a longo prazo, tome cuidado com as idéias que promove. Observe o negócio sob o ponto de vista dos produtos/serviços que oferece. Analise o discurso dos seus líderes e verifique se eles são realmente confiáveis. Fuja dos atalhos e trabalhe por uma causa que acredite. Ofereça algo que será bom para todos, do início ao fim.

Pessoalmente, escolho o caminho da verdade e da consciência limpa.