19/12/2008

Treinar é mais que motivar


Todos os dias surgem novas empresas, com diferentes planos de remuneração e Sistemas de Treinamento. Cada oportunidade tem suas próprias características de desenvolvimento e um padrão duplicável de sucesso, mas será que todas sabem realmente direcionar seus distribuidores ao sucesso?

A verdade é que a maioria das empresas, no intuito de realizar um treinamento mais acessível, acabaram por criar Sistemas Motivacionais muito fortes e pouco, ou nenhum, conteúdo técnico/prático.

Temos visto distribuidores que não sabem absolutamente nada de construção de redes, não têm a menor idéia de como se dá um treinamento de liderança ou como se define e avalia metas individuais.

Nem mesmo o padrão básico está sendo ensinado corretamente. É inadmissível que os distribuidores continuem frequentando eventos, por exemplo, sem um bloco de anotações e sem uma agenda para marcar novos compromissos com a linha ascendente.

Na verdade, a maioria das empresas nem sabe se utilizar corretamente das relações que o distribuidor desenvolve com sua linha ascendente. Não há edificação, não há reconhecimento e não há promoção.

Note que não estamos falando em materiais e eventos caros, mas de simples orientações que o novo distribuidor destas empresas não têm acesso. As reuniões de treinamento, quando acontecem, estão sempre focalizadas no sonho, na determinação e na persistência para alcançar os objetivos, mas quase nunca se preocupam em COMO FAZER!

O grande problema é que pouquíssimos empresários compreendem que o Marketing de Rede é um negócio diferente, regido por relacionamentos humanos (não basta que os "círculos" do plano façam a coisa certa, é preciso saber lidar com as pessoas).

Na maioria dos casos, são empresas que tiveram origem no mercado tradicional e desejam aproveitar a explosão das redes para alavancar seus negócios. Muitas já trabalhavam com Vendas Diretas ou Porta-a-Porta, mas nada sabem sobre a formação de liderança e um padrão duplicável de sucesso.

Distribuidores mal-sucedidos também têm uma grande inclinação para formar novas empresas de Marketing de Rede. Por se considerarem "espertos" demais, copiam o sistema que conhecem e podem até ganhar um bom dinheiro, mas não sabem como isto funciona. Investem de maneira errada, quebram e prejudicam ainda mais a imagem do negócio.

É preciso que todos os empresários e administradores de novas companhias de Marketing de Rede tenham um pouco mais de humildade para perceber que trata-se de um negócio diferente.

A visão superficial de um distribuidor iniciante é insuficiente para que se possa compreender tudo o que acontece dentro deste negócio.

por Sérgio Buaiz

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