19/12/2008

Cuide bem da sua árvore!


Quando você vê a semente e os primeiros meses de crescimento de uma goiabeira, é difícil acreditar que, daqui a alguns anos, aquela simples folhagem irá se transformar numa árvore forte e vigorosa, capaz de oferecer os melhores frutos, em grande quantidade e por muito tempo. O resultado é maravilhoso, mas demora pra aparecer.

Se você quiser esperar a goiabeira crescer para saciar sua fome, provavelmente não viverá muito tempo. De qualquer forma, plantar é um ótimo investimento. Principalmente se você escolhe um terreno produtivo e utiliza bons fertilizantes.

O negócio de Marketing de Rede é muito parecido com qualquer plantação. Enquanto você realiza suas vendas e coloca um pouco de dinheiro no bolso, deve selecionar as melhores sementes e se comprometer com o crescimento delas.

Você terá que regar, podar e investir na sua árvore de distribuidores por alguns anos, para que ela comece a render frutos maravilhosos, na forma de bônus. Até lá, pode ser que você trabalhe muito e não veja resultados financeiros na mesma proporção, mas não desanime. Sua recompensa virá no tempo certo.

O importante é cuidar bem da sua árvore desde o início, para que um dia ela traga os frutos que você espera, da maneira mais saudável possível.

Por onde você deve começar? Por você! Claro! Sua conduta ética e profissional funciona como o DNA desta árvore. Se você trata as pessoas com educação, promove corretamente os conceitos e trabalha com afinco, é natural que as demais células reproduzam o mesmo comportamento. Pode haver uma certa variação entre os frutos, mas o padrão será o mesmo. Árvores bem nutridas dão frutos de melhor qualidade. Da mesma forma, acontecerá na sua rede.

Agora, imaginando que ela recebe ótimos cuidados e tem uma saúde de ferro, responda a seguinte questão: qual é a parte mais importante da sua árvore? Raiz, caule, folhas, flores ou frutos?

A raiz é importante? Claro que sim. Sem ela, sua árvore fica solta e até uma brisa pode derrubá-la. Além de trazer segurança, é ela quem traz os nutrientes do solo. No Marketing de Rede, quem faz o papel de raiz é a sua linha ascendente, que serve de referência, sustenta e inspira toda a equipe.

O caule, formado pelo tronco e suas ramificações, permite à semente sair de baixo da Terra, servindo como sustentação para folhas, flores e frutos. É necessário que a sua árvore tenha galhos firmes também. Fazem parte deste grupo você e os líderes da sua downline que estão comprometidos 100% com o negócio. Ou seja, todos que seguem o padrão à risca, ajudando na organização de eventos, treinamento e motivação.

As folhas, por sua vez, realizam a fotossíntese, a respiração e a transpiração de toda a planta, fundamentais para a sua sobrevivência. São os distribuidores que movimentam um bom volume de produtos, convidam outras pessoas e participam dos eventos em uma base consistente. Eles garantem oxigênio para o seu negócio.

As flores são responsáveis pela reprodução dos vegetais. Nesse processo, entram os diversos agentes da natureza, como o vento, os pássaros e insetos, que fazem o transporte de pólen entre as plantas, para que se realize a fecundação. No Marketing de Rede, flores são as pessoas que acabaram de assinar o contrato e têm uma lista enorme de contatos a ser explorada. Seu nível de comprometimento ainda é baixo e a participação irregular, mas elas promovem a nossa expansão. Também fazem parte deste grupo os parentes mais próximos e clientes regulares, que eventualmente indicam outras pessoas.

Para completar, existem os frutos, que resultam da fecundação e desenvolvimento das flores, para dar origem a uma nova planta. São os convidados que colorem e adoçam as reuniões de oportunidade. Nem todos trazem boas sementes e alguns podem estar bichados, mas aqueles que estão maduros valem o sacrifício.

Como você pode imaginar, uma árvore só formada de caule não vive muito tempo, da mesma forma que apenas folhagem não leva a lugar algum. Sua árvore precisa de todos esses elementos, em uma proporção equilibrada. Portanto, distribua seu carinho e atenção com inteligência.

Uma equipe de qualidade é muito mais que um grupo de pessoas vendendo diariamente. É preciso que pelo menos alguns membros da sua equipe tenham sonhos e estejam comprometidos com o próprio crescimento, para que possam estender seus galhos e sustentar mais folhas, flores e frutos.

Como líder empreendedor que é, você deve dedicar uma atenção especial às pessoas que desejam crescer, que estão em permanente evolução. Seus melhores frutos virão daqueles ramos que pretendem construir a liberdade financeira em um prazo de dois a cinco anos, e que não poupam esforços para isso.

Outra coisa: nunca se esqueça do vínculo fundamental que você mantém com suas raízes. Você deve fazer tudo com excelência, seguindo os padrões de qualidade que a sua liderança desenvolveu, pois esse é o caminho mais seguro rumo ao sucesso.

Hoje, parece que não faz muita diferença, mas depois você vai perceber que tudo o que você faz é duplicável.

Você é a matriz da sua organização. Se começar corretamente, todos da sua equipe farão o mesmo e logo você terá uma rede campeã.


por Sergio Buaiz