21/12/2008

O Empreendedor Campeão


por Fabrício Almeida

Este texto é dedicado ao empreendedor campeão, que mostra o plano todos os dias, sem restrição de tempo, clima ou local. Onde quer que seja, como quer que seja, quando quer que seja, lá está ele, com seu quadro, sua maleta e seus sonhos...

Voltando de um plano à noite, o empreendedor campeão percebe, nas casas das pessoas, os fachos de luz das televisões apresentando aquele programa que antes era o seu preferido. Escutando lá longe a música da vinheta do programa, ele se lembra o tempo em que ficava em casa depois do trabalho, assistindo televisão.

Ele olha à sua volta e bate um enorme desejo de estar em casa, abraçado à esposa e aos filhos. Uma saudade acentuada pela demora do ônibus, afinal já é quase meia-noite e as linhas diminuem. Então, ele vai para o ponto e procura um banco para sentar. Não encontrando, senta-se na maleta, equilibrando-se e usando o quadro como apoio. Ele aproveita o tempo para ler mais algumas páginas daquele livro de neurolingüística e, encontrando alguma coisa importante, anota no livro ata*, esperando passar o novo conhecimento para o grupo.

Daí, finalmente vem o ônibus, que quase passa direto. Ele corre meio que atrapalhado e entra na condução, olha a cara de sono do cobrador e boceja (lembrou que estava com sono). Procura um banco perto da janela e senta, colocando a pasta no seu colo e o quadro do seu lado. O balanço do ônibus faz despertar uma velha e incômoda companheira chamada “fome”, que o faz lembrar daquele sanduíche que tinha guardado na pasta. Tudo bem, está meio amassado, mas o estômago não liga. Quando acaba de comer, vem outro companheiro chamado “cansaço” que o faz deitar a cabeça no banco e balançar junto às curvas da estrada. Ele pensa nos compromissos de amanhã, e ainda arruma forças para dar mais uma olhada no livro ata*. Daí, se pega imaginando-se na viagem dos sonhos com a família:

— Faria tudo de novo agora mesmo, se fosse preciso — pensa o empreendedor campeão.

No decorrer da viagem, ele acorda e olha para o relógio pensando em encontrar a esposa acordada para dar-lhe um beijo, um abraço e contar como foi o plano. Ele também quer saber como foi o seu dia. Mas se esquece de que já é quase um novo dia. Abre a maleta e vê a foto do filho e da esposa. Pára, olha por alguns minutos e, nesta hora, daria tudo para chegar em casa mais rápido.

Chegando no seu bairro, o empreendedor campeão percebe a rua deserta e sente-se solitário, bate uma solidão, uma sensação de diferença que o faz refletir. Nesta hora, ele se recorda de um treinamento que dizia: “o sucesso é construído à noite! De dia as pessoas fazem sempre o que estão fazendo!” Isto o fez entender que não era solidão, e sim a “dor do crescimento”, a separação do cascalho e do Diamante, revigora-se o campeão.

Ele passa a mão na testa suada e cheia de poeira, olha para o céu estrelado e com um leve sorriso agradece ao Criador por mais um dia de trabalho. O empreendedor campeão sabe que não está só, ele sabe que estas coisas acontecem todos os dias e noites, são pessoas que buscam um resultado além daquele da maioria.


Enquanto as pessoas estão reclamando da vida, e aproveitando momentos de alegria passageiros, você sobe no palco e, cada passo que dá, o faz lembrar de cada momento importante da sua conquista.

Você acreditou, lutou e ganhou! Um novo pin** é seu, o palco agora é o seu lugar, uma lágrima escorre pelo seu rosto, uma lágrima que renova todas as suas forças, que te faz sonhar mais e mais. Sua vontade se torna maior, mais forte. Esta lágrima tem sabor de liberdade! Parabéns, você é um empreendedor campeão, que sabe que qualquer esforço vale a pena na realização dos objetivos, e que faz sua própria vida e a vida de outras pessoas valerem a pena! SUCESSO!!!


Fabrício Almeida é líder de Marketing de Rede.

* Livro Ata: espécie de diário onde o empreendedor anota tudo o que diz respeito ao seu negócio, metas, sonhos e planos.

** Pin: distintivo de lapela para reconhecimento das qualificações.