21/12/2008

Determine o seu sucesso

Administração Financeira - Venda de produtos

Do resultado bruto da venda, devemos retirar o valor do produto para a continuidade do negócio e o restante que sobrar é o nosso dinheiro. Se utilizarmos o valor total para nossas despesas, não teremos como recomprar o produto e, assim sendo, não teremos mais como continuar as vendas e continuar a ganhar dinheiro, comprometendo o nosso negócio.

Qual é o nosso negócio?
Distribuição de produtos. Afinal, somos denominados distribuidores. Distribuidores do que? Dos produtos. Se não tivermos o que distribuir, não seremos nada. Quanto ganhamos na distribuição de produtos? Depende da empresa, mas temos uma certeza: na "não distribuição" de produtos, não ganhamos nada.

Se não tenho produtos, não tenho o que distribuir, não sou distribuidor e não ganho nada de comissão, ou seja, não tenho negócio, não faço MMN.

Comportamento
Mantenha uma atitude positiva, passe para a pessoa credibilidade através do seu comportamento e sua postura. As pessoas tendem a acreditar em pessoas positivas e associam honestidade com afirmação, assim como desonestidade com hesitação.

Seja enfático e firme na sua posição em relação aos produtos e ao negócio. Se você tiver dúvidas, elas aparecerão no pior lugar possível para o negócio: na frente do cliente. Se você não acredita, vai hesitar e o possível cliente ou parceiro de negócios vai perceber. Ele vai se desinteressar por você e pelo que você esta dizendo, sobre os produtos e sobre o negócio.

Como faço para não hesitar?
Em primeiro lugar, use os produtos e trabalhe com eles. Conheça os produtos e os detalhes sobre eles. Vá as reuniões e anote detalhes sobre como os produtos influenciaram ou agiram para cada pessoa. Anote como as pessoas se desenvolveram na companhia e quanto elas estão ganhando com este negócio.

Quando aparecer alguma dúvida, corra atrás de informação, não deixe nenhuma duvida ou incerteza para trás.

Se houver alguma pergunta que não saiba responder, deixe claro para o futuro cliente ou parceiro que você ainda não sabe tudo. Honestidade gera credibilidade, mas se comprometa a pesquisar e a passar a informação para ele. Comprometimento gera credibilidade. Só não esqueça de cumprir a promessa, porque isto é vital para a continuidade do negócio.

Como melhorar meu comportamento?
Ler bastante sobre sucesso e procurar mudar as suas atitudes e a visão que tem sobre o que é o sucesso, mesmo para aqueles que acreditam que já são positivos o suficiente ou que já leram os livros indicados.

Lembre-se que conhecimento de prateleira não resolve nada. “Ter os livros e não o conhecimento não altera o comportamento”. Agora, conhecimento trabalhado todos os dias faz a diferença. Mantenha o conhecimento atualizado, relendo sempre os livros que você já tem e procurando novas literaturas que ajudem a moldar a sua postura e as suas atitudes.

Procure o aperfeiçoamento prático, desenvolva as habilidades nos treinamentos e coloque-as em prática. O que der certo se utiliza todos os dias. A prática leva a perfeição e a segurança. Só atingimos a certeza absoluta no sistema e nas ferramentas que utilizamos, quando nós as usamos no nosso dia-a-dia.

O seu sucesso em MMN está em suas mãos. Se existe alguém que pode fazer acontecer, é você. Não estrague tudo negligenciando o que deve ser feito. Faça acontecer, sem desculpas e sem procrastinar. A hora é agora, o dia é hoje, o seu futuro já começou. Faça acontecer e seja um sucesso.


por Luiz Carlos Bueno dos Santos, empresário e líder de Marketing de Rede.