08/12/2008

Uma indústria próspera é melhor para o seu bolso

Uma indústria próspera é melhor para o seu bolso

por Sergio Buaiz


Ainda não temos tanta história de Marketing de Rede no Brasil, pois o negócio começou há pouco mais de uma década e só agora convivemos com a concorrência.



Que tal a paz?
Por ser uma atividade relativamente nova e um contexto absolutamente desconhecido, é admissível que as pessoas cometam certos erros de abordagem. Entretanto, o nosso papel mais importante é tentar concientizar as pessoas de que o trabalho de rede é muito diferente do mercado tradicional.

Há pessoas que entram no Marketing de Rede com a mesma visão mesquinha de perde-ganha, acreditando que o sucesso de um é diretamente proporcional ao fracasso dos outros. E não é assim.

Temos visto líderes falarem em ganha-ganha, ao mesmo tempo que se preocupam em serem os primeiros da fila. Outros falam em "eliminar as negatividades" e só conseguem ver defeitos nas companhias concorrentes.

A situação mais curiosa que observamos diz respeito à humildade. Ao mesmo tempo em que pregam a humildade como um dos fatores mais importantes para o sucesso do Marketing de Rede, estão dizendo: minha empresa é a única que presta ou "os outros produtos são uma porcaria".

Por que tanta preocupação em super-valorizar sua oportunidade e denegrir as outras empresas? Será que esta é a melhor forma de conquistar confiança e credibilidade junto aos seus prospectos e clientes?

Pare para pensar: será que as pessoas querem se envolver em uma indústria que tem apenas um grupo bom, em apenas uma grande empresa... e o resto é lixo?

Nos Estados Unidos, já existe uma mentalidade diferente, quando o distribuidor de outra companhia não é visto como inimigo, e sim como um possível consumidor.

Isto faz sentido? Claro que sim. Para se ter uma idéia, o 10º mandamento do Código de Ética da MLMIA — Associação Internacional de Marketing Multinível — diz: Sempre que for comprar um produto não-disponível em sua companhia, não busque o mercado tradicional. Procure comprar de uma companhia de Vendas Diretas para incentivar o crescimento da indústria.

Tire o foco do dinheiro e promova toda a indústria

A competição está tão arraigada em nossa formação, que a maioria dos distribuidores não consegue pensar em mais nada a não ser nos bônus que cada descendente irá representar. Por este mesmo motivo, a maioria das pessoas tem dificuldades em patrocinar novos distribuidores e mantê-los ativos.

Os cifrões nos seus olhos não são visíveis, mas são percebidos com facilidade. A forma de falar, as palavras utilizadas, o tom de voz... tudo deixa transparecer que o seu ÚNICO objetivo com a apresentação do negócio é levar mais dinheiro para o próprio bolso.

Mais que patrocinar pessoas para o seu grupo, sua missão deve ser mostrar para as pessoas o que é Marketing de Rede. Não importa se a pessoa vai ou não fazer o negócio. Você está vendendo a nossa indústria.

Quando sai do foco dinheiro e mostra a esperança que este negócio tem levado para pessoas em todo o mundo, seu conceito fica mais poderoso e você cria empatia. E este é o primeiro passo para patrocinar.