09/12/2008

Manga com leite e MLM, qual é a semelhança?


por Angelo Epifanio


Tive a felicidade de crescer em um sítio no interior de São Paulo, rodeado por muito verde e uma abundância de frutas e verduras que brotavam ali mesmo, no chão a nossa frente.

Eu não entendia o motivo, mas tinha muito medo de tomar manga com leite e morrer. Minha mãe vivia dizendo que manga com leite era veneno. Uma vez, depois de chupar uma manga, tomei um copo de leite. Somente depois que tomei o copo todo foi que me lembrei que havia chupado a manga, e lembrei logo da minha mãe dizendo que isso matava. Bom, eu não morri, mas passei muito mal e cheguei a pensar que não ia mesmo passar daquele dia.

Algum tempo depois, fiquei horrorizado quando vi a mãe da minha namorada preparar, para mim, um copo de manga com leite. Pensei logo que ela queria me matar e quase terminei o namoro.

Será que você também tem medo de tomar manga com leite? Já ouviu essa estória que manga com leite mata?

Pois bem, um certo dia eu estava vendo TV e uma reportagem me chamou a atenção. Falava justamente sobre a “lenda” da manga com leite e o porquê dessa estória.

Segundo um historiador, essa lenda iniciou-se quando os escravos descobriram que era muito bom tomar manga com leite e que isso inclusive fortalecia, pois era uma ótima fonte de energia, da qual eles precisavam.

Os escravos começaram a “roubar” leite dos seus donos e isso precisava logo ser controlado, antes que o prejuízo fosse maior. Pensando nisso, espalharam a notícia entre os escravos de que a mistura, manga e leite, matava e, para reforçar a idéia, envenenaram alguns dos escravos. Isso passou adiante, geração após geração, como tantas outras crendices populares.

Eu concordo que os escravos morreram por tomar manga com leite, mas não por que a mistura em si fosse venenosa, mas sim por que feriam os interesses das pessoas que detinham o leite.

Com Marketing Multinível e Vendas Diretas não é diferente. Hoje, a “nata” quer que a estória da “manga com leite” continue circulando entre seus “escravos”. Uma adaptação foi necessária para os dias de hoje, mas se você analisar, a intenção é a mesma.

Sempre tem alguém que conhece alguém que ouviu falar de outro que perdeu muito dinheiro com Marketing Multinível e, com medo de fracassar, tantos deixam de experimentar. Pior que isso, muitos que resolvem experimentar são envenenados pelo sistema para manter viva a lenda.

Enquanto isso, aqueles que resolvem correr o risco, ou mesmo aqueles que não conhecem o “perigo”, tomam e se fortalecem.

Cada vez mais pessoas estão percebendo que o futuro do mercado de trabalho esta nas Vendas Diretas e no Marketing Multinível, que cresce devido à garra e determinação de pessoas que querem provar que manga com leite não mata, e que Marketing Multinível dá certo.

Se quiser continuar com medo de experimentar, a decisão é sua!!!!


Angelo Epifanio é líder de vendas diretas há doze anos. Há quatro estuda Marketing Multinível e PNL.