O que pouca gente sabe, é que a maior parte do resultado de uma venda é conquistada pela comunicação eficaz.
Um bom vendedor não vende fazendo com que o cliente não tenha que ficar tentando “ler nas entrelinhas” as explicações às dúvidas comuns do produto ou serviço.
Mas para tanto é preciso considerar o “BEABÁ” desta matéria chamada COMUNICAÇÃO, que como próprio nome já diz, significa AÇÃO COMUM ENTRE AS PESSOAS.
Para que esta ação comum seja bem feita é preciso considerar alguns fatos sobre comunicação:
Suponha que a próxima mensagem que vai transmitir seja mal interpretada. Desse modo, você comunicará com mais atenção, procurará feedback e examinará primeiro sempre que não obtiver resultados.
Não se preocupe em ser claro, preocupe-se em ser compreendido. Pergunte a si mesmo: Como posso transmitir esta mensagem de maneira a não ser mal interpretado?
O sentido de uma palavra não pode ser encontrado em um dicionário. As definições estão nos dicionários; os sentidos estão entre os povos. Nós não transmitimos o sentido; transmitimos mensagens (palavras e comportamentos) que representam e evocam um sentido na mente de nossos ouvintes.
Albert Mehrabian, profundo pesquisador concluiu que a mensagem é divida em:
- O que dizemos, isto é, as palavras que usamos – 7%.
- Como dizemos, isto é, o uso da voz em termos de tom, volume e ritmo – 38%.
- Nossa linguagem corporal – 55%
Suce$$o!