26/02/2010

Você tem seu objetivo definido?

Objetivo definido
por Luiz Carlos Bueno dos Santos


Analisando os aspectos que possibilitam a um individuo obter sucesso em sua vida, seja de forma profissional ou pessoal, identificamos claramente três fatores indispensáveis:

1) é preciso existir um objetivo definido; 
2) ter uma estratégia que possibilite conquistar este objetivo e; 
3) desenvolver uma disciplina diária que viabilize esta conquista.

Muito se fala sobre o sucesso, muitas são as fórmulas para se obter e ser um sucesso, mas independente do modelo adotado, vemos que todas apresentam em sua estrutura estes três fatores. Sabemos que existem outros ingredientes e acreditamos que também são importantes, mas sem a estrutura principal não é possível obter nenhum tipo de sucesso.

Inicialmente, precisamos escolher um objetivo específico e depois buscar as condições necessárias para alcançá-lo, desde o conhecimento, até as habilidades, a determinação, entre outros. Tendo um objetivo, podemos criar um plano de trabalho, estabelecer metas, determinar o tempo e definir o quanto precisamos investir neste sonho.

Definida a estratégia sobre o que fazer, passamos à execução do plano idealizado, desenvolvendo as rotinas de trabalho e atribuindo as disciplinas diárias e necessárias para que os resultados apareçam.

O mais incrível é que, enquanto buscamos os resultados e caminhamos para a conquista do nosso objetivo, acompanhamos o nascimento de uma enorme vontade de realização, vemos a criação de um imenso compromisso e nos tornamos extremamente determinados e focados.

Parece simples quando observamos as outras pessoas fazendo, mas o que sentimos quando tentamos é que as coisas não são assim tão simples como deveriam.

O ponto de partida é essencial e precisamos dedicar especial atenção a ele, pois dele depende todo o restante. O que notamos é a grande dificuldade que temos em descobrir o que queremos exatamente. Percebemos que conseguir identificar o que se quer é muito delicado, é extremamente difícil e muitas vezes complicado, pois são tantas as possibilidades e as oportunidades que temos a nossa frente, que as escolhas se tornam um verdadeiro desafio.

Como desvendar este enigma? Como resolver esta enorme incógnita?

O que normalmente nasce e floresce em nossa mente são as dúvidas e as incertezas.

Será que a minha escolha será definitiva? Será que minha decisão é a mais apropriada para minha vida? Será que as minhas aptidões são propícias e correspondem as minhas escolhas? Será que futuramente não vou me arrepender da decisão que eu tomei?

Pode acontecer que a oportunidade que eu preciso ainda não tenha aparecido, por alguma brincadeira do destino ainda não me deparei com o que o futuro me reserva. E se acaso isto acontecer, como saber identificá-la e acolhê-la?

Certamente, enquanto as dúvidas fizerem parte das escolhas e das possibilidades, o que prevalecerá será a insegurança e a incerteza.

Como determinar então um objetivo específico? E se não definirmos um objetivo, como poderemos passar ao próximo estágio? Como podemos estabelecer uma estratégia específica para se atingir um objetivo ainda indefinido? Como fazer planos para se conseguir algo que não se sabe exatamente o que é? Como podemos ser disciplinados e fazer o que é preciso quando não sabemos o que queremos e não temos idéia do que é preciso ser feito?

Se não conseguirmos definir o que queremos, automaticamente não teremos condições de viabilizar os processos e os mecanismos necessários para a conquista dos resultados com os quais produziríamos qualquer tipo de sucesso.

Como assumir um compromisso, como ser determinado, como iniciar a caminhada sem saber para onde se vai?

Muitas pessoas vêem a vida passar, perdidas e estáticas, sem conseguir obter qualquer resposta.

E se isto acontecer, o que deveriam fazer? Escolher qualquer opção? Procurar ajuda? Onde, de quem? Escolher por afinidade? Por aptidão? Por indicação? Por imposição? Pela necessidade? Pela dificuldade? Pela sorte?

A grande verdade é que, seja qual for o critério utilizado, sem a definição do que se quer, e sem a certeza de que a escolha realizada é a mais apropriada, o sucesso torna-se uma enorme impossibilidade.

É preciso identificar o que se quer, é preciso ter um objetivo verossímil e possível. E preferencialmente buscar objetivos que tragam algum tipo de satisfação e proporcionem alegria e realização, seja pessoal ou profissional. Objetivos que melhorem a sua vida, que proporcionem mudanças positivas e motivem seu crescimento e desenvolvimento.

Tendo um objetivo definido, todo o resto é possível, todo o resto é desejável e suportável. A questão passa a ser quando vou ter ou ser, e deixa de ser o que eu quero. Significa dar um sentido a sua vida e justificar a sua própria existência. Significa deixar de esperar que algo aconteça e fazer algo acontecer. Deixar de apenas sonhar com um futuro melhor e passar a buscar um presente mais digno, conquistando a certeza de um futuro muito mais promissor.

Lembrem-se:

Objetivo definido,
trabalho realizado,
resultado conquistado,
sucesso garantido.


Pense nisso
Deus abençoe sua vida


André e Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário