13/02/2010

A Disciplina e suas Nuances



Quer dissipar aos quatro ventos toneladas de esforços e litros de suor? Ou seja, trabalho árduo e sofrido sem, praticamente, resultado algum? Então trabalhe sem disciplina, sem consistência, sem tornar dessa ação um hábito.

O Jornal HOJE da Rede Globo de Televisão exibiu uma matéria que foi um "prato-cheio" para tecer este comentário, bem oportuna para nos inspirar e nos dar uma pequena e preciosa lição. O tema era a dieta adotada por muita gente para manter a forma e perder peso.

Vejam só como é "genial"! Tenta-se fechar a boca durante a semana para no final de semana comer tudo que tem direito e mais um pouco... aí chega na segunda-feira, vamos todos para a academia malhar! malhar! malhar!... e malhar!!! E tentar perder em um só dia todas as calorias e a reserva lipídica desenvolvidas durante a semana anterior inteira. Digo a semana inteira porque o tal regime de boca é basicamente seguido à risca (em função do peso na consciência) só na segunda-feira. Inclusive, a busca pela academia é surpreendentemente superior na segunda-feira (porque será?), em relação aos outros dias.

Teve até o depoimento de uma funcionária de academia afirmando que as matrículas de novos associados aumenta 60% às segundas-feiras. Uma proprietária de restaurante disse que na 2ª feira os clientes procuram uma alimentação bem diet e light como: verduras, legumes e tudo que pode ser saudável, frituras nem pensar! As sobremesas também são desprezadas (mas, acredite: só na segunda) na terça ela disse que tem de aumentar a quantidade três vezes mais para atender a demanda e assim se mantém no resto da semana.

Conclusão: essa tentativa de controlar o peso e melhorar a saúde e boa forma, sem nenhuma disciplina, é completamente inútil.

Bem, o que afinal tem a ver tudo isso com Marketing de Rede? A resposta me parece bastante óbvia. O sucesso de MLM é embasado na disciplina, na consistência, ou seja na capacidade de tornar o ato imposto por você mesmo, que muitas vezes é fatigante, num hábito natural, tão natural quanto necessário para progredir, desde que o "prêmio" ou a realização do sonho que você busca valha o preço a se pagar representado pelo trabalho árduo e disciplinado do empreendedor de MLM.

De nada adianta tentar fazer num único dia da semana todo trabalho que você deixou de fazer no resto dela. Além de ser bem menos cansativo fazer um pouco a cada dia, num esforço menor, mas constante, do que deixar acumular as visitas e tentar fazer tudo num único dia (claro que isso, por outro lado, é humanamente impossível).

Tente mostrar o plano 100 vezes num dia ou falar com 100 pessoas nesse mesmo dia sobre os benefícios de seus produtos ou serviços. Se conseguir fazer isso com eficácia me ensine a "fórmula mágica".

Por que nós, empreendedores de MLM, somos tão diferentes? (acho que o termo "especiais" cabe melhor). Eu lhe digo: porque somos, ao mesmo tempo, sonhadores e edificadores. Porque a palavra ceticismo não consta em nossos dicionários. Porque temos visão, objetivos e metas claras em nossas mentes, e muitas vezes caminhamos rumo a elas, solitários em meio à multidão de pessoas comuns (ou diferentes de nós). Pessoas que não pensam (além dos pensamentos diários... levantar cedo, pegar o metrô, bater o cartão, trabalhar para o patrão, voltar pra casa, dormir, levantar cedo, pegar o metrô...), não têm sonhos, ou melhor, têm sonhos sim, tão intensos quanto a certeza de que eles nunca passarão de sonhos inalcansáveis.

O que diferencia o profissional de Network Marketing de sucesso dos demais é essa capacidade de manter sua crença inabalável de que está no Melhor Negócio do Mundo, o negócio que pode construir uma vida melhor, com mais qualidade para qualquer mortal. A capacidade de manter seu entusiasmo além das "segundas- feiras da vida", nos outros dias da semana, nos outros meses do ano e por todos os anos que virão, pelo resto de sua vida.

Quero terminar esse artigo com uma bela frase que marcou muito para mim, de Edward B. Butter, muito bem colocada no livro de Sergio Buaiz "A Fórmula da Liderança". Diz assim: "Certos homens têm entusiasmo por trinta minutos, outros por trinta dias, mas é o homem que tem entusiasmo por trinta anos que faz da sua vida um Sucesso!"

Esta regra é válida para qualquer segmento... até mesmo para manter a boa forma e obter mais saúde e qualidade de vida.


Rogério Verinaud é Consultor Comercial Independente da Pure Essence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário