09/07/2009

Como Promover Mudanças na Vida

Hum...já dizia Pablo Neruda: “Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não houve música, quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca em vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos e os corações aos tropeços.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando não está feliz com o seu trabalho, ou amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos...".


É bem verdade que mudar envolve riscos! Entretanto, percebemos que é preciso sair da nossa zona de conforto, acreditar que pode dar certo e aceitar os novos desafios e possibilidades.

O artigo abaixo é de Frederico Graef. Frederico é Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e palestrante. Excelente artigo! Vale a pena ler! Boa leitura.



Mudanças na Vida – Como Promover

Como promover mudanças em nossas vidas? Muitos clientes me fazem esta pergunta. Pois bem, ao contrário do que pode parecer, você pode imaginar, antever e planejar a mudança. E mais, quanto mais você pensa e planeja, mais seguro e corajoso você vai se sentir em relação ao que enfrentará.

Para a mudança você precisa de 3 ingredientes básicos: sonho, valores e metas. Pegue o seu sonho e coloque-o por escrito numa folha. Pensar no papel faz uma diferença absurda e é o começo das maiores realizações. Depois investigue e tenha claros quais são os seus valores. Saiba o que é importante para você na vida. Depois crie as suas metas, condizentes com seus valores e que te aproximem do teu sonho. Escreva suas metas no modelo SMART, isto é, torne-as específicas, mensuráveis, que sejam atingíveis, que tenham relevância e que tenham um prazo.

Depois, você tem os ingredientes adicionais. Pense nas opções. Coloque sua cabeça para funcionar e deixe a criatividade vir. Vale tudo: revistas, livros, programas de televisão, dicas de amigos etc. Tudo pode criar uma imagem para você. Pense nas alternativas para atingir suas metas. Aqui o importante é você gerar pelo menos 3 caminhos que te levam para o teu objetivo.

Uma vez eleitas as 3 melhores alternativas, pegue uma nova folha e escreva os ganhos e a perdas de cada opção. Avalie os riscos e os benefícios. Nesta parte de seu trabalho será muito últil você cruzar ganhos e perdas com seus valores. Geralmente, a melhor escolha salta aos olhos.

Depois vem a parte do planejamento. Como fazer isso? Não fique nervoso. Seu cérebro é uma máquina perfeita e vai te mostrar os caminhos. Caso você não crie um plano, fique tranqüilo pois existem várias técnicas de planejamento. Uma delas é pensar de trás para frente, isto é, imagine ou pense no seu objetivo realizado. Depois pense qual seria o passo imediatamente anterior. Depois qual o imediatamente anterior e assim por diante. Pronto, você terá uma séria de marcos (como se fossem pontos numa estrada) de coisas que devem ser feitas .

Na seqüência, vem a fase em que você age. Para muitos , esta é a fase mais difícil, uma vez que tudo está escrito, tudo está no papel, tudo está pronto, mas falta a coragem, pegar a coisa e fazer. E agora? Minha dica é vá lá e faça. Esta é a fase que mais vale fazer do que pensar. Faça logo. Não pense muito. Caso tenha medo, enfrente este medo. Lembre-se que medo pode ser bom pois pode te manter atento e precavido. O medo é como uma criança de 2 anos que não quer ir ao supermercado com você. Você não negocia muito com ela. Você simplesmente a pega e a leva ao supermercado, mesmo que ela chore. Com o medo é a mesma coisa. Leve ele com você e faça o que tem que ser feito.

De qualquer forma, te asseguro que os passos acima descritos de valores, metas, opções, ganhos e perdas, escolha de alternativas, planejamento e ação vão aumentar em muito a tua coragem. Você pode ficar relaxado e tranqüilo pois terá uma clareza imensa com todo o seu trabalho no papel. Agora é com você. Seja o dono da sua vida! Pegue uma folha e comece, faça, aja. Não se preocupe em fazer tudo perfeito. Foque em começar e agir pois somente quando você age você colhe resultados. Boa sorte e mais sucesso!

Deus vos abençoe grandemente

André e Simone Calamita
http://empreendedoresinspiracao.blogspot.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi
http://tempodeconquistar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário