21/06/2009

Criatividade e Intuição

Temos visitado com frequência o site criatividade aplicada. Alías o autor do mesmo, Jairo Siqueira, disponibiliza diversas técnicas de criatividade que enfatizam a importância dos métodos para estudo do problema e tomada de decisão. Contudo, segundo Jairo, em algumas situações, nem sempre dispomos de informações suficientes para a tomada de decisão, seja pelaCitações sobre intuição dificuldade, seja pelos altos custos envolvidos na obtenção de dados. Há também situações em que as informações disponíveis apontam para vários caminhos, todos considerados válidos, tornando a decisão muito difícil.

Em outras ocasiões, a situação exige decisões muito rápidas, sem tempo para análises mais profundas e estruturadas. Nestas situações, temos de agir com base em nossa experiência e numa voz interior que nos diz o que deve ser feito, qual o melhor caminho a seguir.

Esta “voz interior” é chamada de intuição, freqüentemente mal compreendida e confundida com magia e paranormalidade; às vezes renegada e outras vezes usada temerariamente. Assim sendo, antes de prosseguirmos é prudente deixar claro qual o significado de intuição adotado neste artigo.

Intuição:

  1. Julgamento feito com base em informações incompletas; conhecimento ou sentimento resultante de processos mentais ou sensoriais inconscientes
  2. Ato de ver, perceber, discernir; percepção clara ou imediata; discernimento.
  3. Ato ou capacidade de pressentir, pressentimento.

Sem nenhuma dúvida, a intuição tem um papel importante no processo de decisão e no avanço do conhecimento. Como explicar, por exemplo, que o filosofo grego Demócrito, que viveu de 460 AC a 370 AC, tenha concebido a teoria atômica, segundo a qual tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos, mais de vinte séculos antes da invenção dos recursos tecnológicos que permitiram estudar a estrutura da matéria.


Intuição e Análise: O Par Perfeito

A intuição tem um papel fundamental no processo criativo. É ela que faz a conexão entre as informações resultantes da análise do problema com as experiências e conhecimentos armazenados no nosso cérebro. A divisão entre intuição e análise reflete uma visão ultrapassada da mente humana que não mais encontra suporte na ciência.


Segundo pesquisas, descobertas recentes de como a mente trabalha derrubaram a velha concepção de que análise e intuição são duas funções separadas que ocorrem em duas diferentes partes do cérebro. Na nova visão, análise e intuição são tão entrelaçadas que é impossível separá-las. Elas estão juntas em todas as situações. Não há boa análise sem intuição, e nem boa intuição sem análise. Alguns cientistas denominam o novo modelo do cérebro de “memória inteligente”, onde a análise coloca elementos em seu cérebro e a intuição os retira e os combina para criar algo novo ou tomar uma decisão.

A intuição tem tido um papel extraordinário no desenvolvimento das artes, ciência e tecnologia. Sua importância tem sido reconhecida por cientistas, filósofos, artistas, homens de negócio, entre outros. Contudo ela não perfeita e infalível, como alguns acreditam e apregoam.

Alguns conselhos sobre intuição:

  • Confie, mas verifique. Você não deve enganar a si próprio e adote sempre a premissa de que você é a pessoa mais fácil de ser enganada.
  • Eduque sua intuição. Sim, ela pode ser educada. Quanto mais conhecimento e experiência você acumular, mais rica a sua bagagem cultural e mais poderosa e confiável a sua intuição. Ao contrário do que alguns pensam, a intuição não é o substituto para a ignorância e desconhecimento dos fatos. Nestes casos, a designação mais certa é palpite irresponsável.

" Todos nós, cada um a seu modo, nascemos criativos. Para florescer e produzir frutos, esta capacidade criativa precisa ser compreendida, cultivada e orientada."
Jairo Siqueira


Sucesso sempre!
Grande abraço

André e Simone Calamita
http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário