22/06/2009

Capacitação Profissional

Temos aprendido muito nestes últimos dias...amém por isso.

Como educadora, não posso deixar de citar Paulo Freire, que dizia: "Ninguém pode ser um caderno vazio; todos nascem para contribuir e transformar a história!" A verdade é que precisamos estar em constante aprendizagem e, para isso é preciso leitura, estudo, dedicação, disponibilidade, vontade de aprender e capacitação para que possamos adquirir mais e mais conhecimento. Dentro deste pensamento, segue abaixo um artigo de Wagner Campos sobre capacitação profissional. Vale a pena ler! Boa leitura!



Capacitação Profissional é para Profissionais

Atuar com capacitação de profissionais não uma tarefa para muitos. Em minha opinião o fator de maior relevância para a atuação na área da capacitação profissional, vai além das palestras, treinamentos e trocas de experiências profissionais que desenvolvemos durante o decorrer dos anos de trabalho.


É preciso ser apaixonado! Apaixonado pelas oportunidades em conhecer novos profissionais, novas cidades, novas empresas, novos segmentos e obter novos desafios no desenvolvimento de um conteúdo de qualidade. É ser apaixonado pela possibilidade de estar contribuindo para o desenvolvimento de uma empresa, de uma equipe e principalmente de um profissional que se dedicará a obter o máximo de conhecimento possível através das informações oferecidas.

Treinar e capacitar profissionais não é uma tarefa simples. É necessário dedicar horas e até mesmo semanas desenvolvendo os materiais de acordo com a realidade da empresa para se diferenciar da grande maioria das consultorias que oferecem treinamentos de “prateleira” ou “enlatados” como se um determinado treinamento servisse para todas as empresa e segmentos além de também buscar conhecer a empresa e o perfil dos profissionais que farão parte do treinamento para que assim se obtenha o máximo de resultado.

Não há, por exemplo, um modelo de calça jeans que fique perfeita em qualquer pessoa, sendo ela alta ou baixa, gorda ou magra, homem ou mulher. Cada pessoa precisa de uma calça que seja de acordo com suas características físicas. Assim, capacitar profissionais e desenvolver materiais pode ser comparado a esta analogia. São as diferenças que farão a diferença. O corte e a costura no jeans é como os estudos de casos e as identificações específicas de cada situação. São estas características que proporcionarão a capacitação “cair bem”.

Faço questão de incentivar o desenvolvimento profissional de todos. Desde meus alunos universitários como a todos os colaboradores das empresas. O aprendizado não acaba nunca. A experiência aumenta mas a cada dia de experiência cria-se uma nova oportunidade de aprendizado e atualização profissional.

Devemos aceitar que alguns erros sempre ocorrerão. Mas estes erros fazem parte do aprendizado. Caímos várias vezes antes de aprendermos a andar. Trocamos várias palavras antes de aprendermos a falar perfeitamente. A insistência e determinação em aprendermos, juntamente com o interesse e apoio de terceiros é que nos auxiliaram a aprender a andar e falar. Assim funciona em nossa vida profissional. Cometemos vários erros, mas desde que estejamos dispostos a aprender com eles e principalmente aprender a evita-los, nos diferenciaremos mantendo uma constante capacitação profissional.

Estude, leia, faça cursos de idiomas, cursos extracurriculares. Participe daqueles treinamentos que você imagina “saber tudo”. Com certeza você será surpreendido. O mundo atualiza-se constantemente, as evoluções mercadológicas ocorrem cada vez mais rápidas e as exigências por profissionais multidisciplinares e com excelente relacionamento interpessoal estão por toda parte.

Esteja disposto a aprender sempre e você será um excelente multiplicador e gestor de profissionais. Cada indivíduo possui ao menos uma destas habilidades: técnicas, humanas e conceituais. O profissional que conseguir assimilar todas essas habilidades estará altamente qualificado para ouvir, compreender, realizar, interagir, ensinar, demonstrar e formar outros profissionais e superar os objetivos pessoais ou almejados pela empresa.


Sucesso sempre!
Deus vos abençoe grandemente.

André e Simone Calamita
http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos Motivacionais

Loading...