31/05/2009

Mude Para Não Ser Moldado.

Você deseja assumir as rédeas do seu negócio, ou prefere confiar sua trajetória ao destino? Os empreendedores de sucesso souberam perceber momento da virada e tiveram a coragem de fazer escolhas que os fizeram renascer.

O momento da virada é aquele que possibilita um renascer em si mesmo e assumir o comando da própria vida, em vez de se contentar em ser um mero coadjuvante do sonho alheio ou de esperar a iniciativa da empresa onde trabalha, do governo ou de quem quer que seja. O momento da virada diz respeito às pessoas que decidem fazer da reinvenção um estilo de vida.

A primeira providência é jogar fora o que já não serve mais. Despojar-se das velhas receitas a fim de abrir espaço para o novo. Alguns diferenciais que podem ter dado certo no passado hoje já não garantem futuro sólido. O futuro requer de nós um conjunto bem diferente de atributos: Capacidade de Criar e Consolidar Relacionamentos; Liderança; Capacidade de Comunicação; Velocidade e Rapidez; Saber Ouvir Clientes, dentre outros.
Esses atributos funcionam como pré-requisitos para a alta performance. Mais do que isso, podem fazer a diferença, possibilitar a virada de mesa, a mudança de página, a criação de sua próxima chance na vida.

Estabelecer parcerias, ter mentores e cultivar uma consistente rede de relações pessoais também podem fazer toda a diferença. O apoio de outras pessoas pode ser fundamental para dar o empurrão inicial, fazer uma nova tentativa após um fracasso e continuar em frente, apesar das dificuldades.

Desenvolver simplesmente as competências técnicas ou habilidades interpessoais não é garantia de sucesso no mundo atual. Aliás, virou lugar comum. O mais importante é se diferenciar cultivando a sua capacidade como empreendedor: Mesmo que você esteja na folha de pagamento de uma empresa, pare de pensar como um assalariado e aja como o dono de um negócio: a sua carreira. O empreendedor procura clientes em vez de empregos. Sabe que o sucesso está na atitude, na capacidade de decidir e não na técnica.

Engana-se quem pensa que para ser empreendedor precisa abrir ou ter uma empresa ou negócio. Empreendedorismo é um estado de espírito, não uma personalidade jurídica. Um professor pode ter atitude empreendedora. Um artista também. Até uma dona de casa. As pessoas comuns, de carne e osso, que são realizadoras de sonhos, não ficaram somente no campo as idéias e intenções. Foram além: criaram circunstâncias e rupturas construtivas. Sem esse movimento de transgressão não teriam virado uma página em suas historias. Sua coragem, ousadia, criatividade, capacidade de transformar problemas em oportunidades e a habilidade de lidar com recursos escassos garantiu a eles um lugar ao sol.

Eles souberam mudar para não serem moldados!


Fonte:
Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário