15/05/2009

Comunicação eficiente

Acreditar que 99% de eficiência é suficiente para se atingir o sucesso, já levou inúmeras pessoas ao mais estrondoso fracasso. O sucesso está exatamente naquele 1% que falta. Está exatamente nas pequenas diferenças, nos menores detalhes. E a dificuldade que temos em observar esses detalhes impede que possamos construir um negócio sólido e produtivo.

Em nosso negócio, temos que desenvolver a sensibilidade aos pequenos detalhes e, acima de tudo, manter o foco no que realmente é importante.

Sabemos pela experiência que, para ser um sucesso em marketing multinível, necessitamos vender, recrutar e ensinar as pessoas a fazerem o mesmo. O conhecimento é importante, mas sozinho não traz o sucesso. A capacidade de realização é importante, mas sozinha também não traz o sucesso. Assim como a inteligência, a determinação e o próprio trabalho, sozinhos, não fazem o resultado. É óbvio que todos são ingredientes do sucesso, mas sem algo a mais que os ligue, dificilmente teremos o resultado.

Tomemos a fórmula para chegarmos ao sucesso. Se temos todos os ingredientes, como chegamos ao resultado? Incluímos na fórmula a motivação, pois é justamente a motivação que dá consistência a fórmula, que liga todos os ingredientes e proporciona o resultado. Não adianta ter o resto, se não houver um motivo para fazer, se não houver o porquê fazer.

É a motivação que nos mantém fazendo, buscando conhecimento, alimentando nossa capacidade e nos deixando dedicados e determinados a atingir um resultado: o sucesso.

Para ser um sucesso, é necessário ter resultados. E os resultados só aparecem para quem os produzem. Os resultados representam quem nós somos. São nossa maior credencial e a nossa principal referência. São a prova incontestável que o que dizemos corresponde ao que fazemos.

Sabendo que precisamos fazer e, tomados pela motivação, obtemos um enorme entusiasmo. E absorvidos por este entusiasmo, nos tornamos confiantes, positivos, pois sabemos que temos um excelente sistema de trabalho, temos ótimos produtos e/ou serviços, uma forma ímpar de rendimentos e remunerações. Readquirimos a certeza que podemos concretizar os nossos sonhos já esquecidos. Readquirimos a certeza que é possível mudar a nossa vida e a nossa situação Financeira. Acima de tudo, nos imbuímos da grata responsabilidade de possibilitar a outras pessoas as mesmas vantagens que recebemos.

Sendo assim, o que fazemos? Nos apressamos em mostrar o que descobrimos para todos ao nosso redor. Para a família, para os amigos, para os conhecidos e, inclusive, para os desconhecidos. Todos merecem esta nossa oportunidade.

Buscamos o sucesso de forma entusiástica e dinâmica e, embebidos por todo este entusiasmo, perdemos um pouco da nossa percepção aos pequenos detalhes.

E qual é o importante detalhe que esquecemos diante de nosso imenso entusiasmo? Que as pessoas não estão preparadas para o que você tem para elas. A realidade que elas estão habituadas a viver é muito distante da nossa nova realidade. A maioria acredita que qualquer negócio que prometa mudança de vida e enriquecimento seja desonesto. Vêem com desconfiança e receio.

As pessoas infelizmente não acreditam que, com trabalho honesto, seja possível mudar de vida, porque senão já teriam mudado. Afinal de contas, elas trabalham, trabalham e nada muda.

A vida delas é uma mesmice e desde pequenas convivem com uma realidade de privações e frustrações, onde o normal é a falta e não a fartura. Tudo que conseguem é através de extremo sacrifício. Absolutamente nada que valha a pena é conseguido de forma fácil ou simplesmente propiciada por alguém. Na maioria das vezes, se for realmente bom, precisa ser conquistado.

Então, com este maravilhoso perfil baseado na realidade árdua e difícil que elas conhecem, são surpreendidas por alguém entusiasmado e confiante, que chega falando todas as maravilhas que acredita e empurrando nesta pessoa a sua realidade tão diferente. Dizendo que ela pode mudar de vida através do negócio mais sensacional que existe, que ela vai ganhar muito dinheiro, que ela não precisa ter muito conhecimento, que tudo vai ser ensinado, que as pessoas vão ajudá-la a ganhar dinheiro, que qualquer um pode fazer e se dar bem, que muitas pessoas já enriqueceram fazendo isto.

Falando sério, vocês acreditam que esta pessoa vai aceitar uma realidade tão diferente da que ela conhece e está acostumada? Será que ela simplesmente vai acreditar na sua oportunidade? Para ela, o que você tem é um deslumbramento, uma loucura, um devaneio, uma total alienação do mundo real. Tudo menos uma verdadeira oportunidade que possa realmente interessar para ela.

E, por ser impossível na cabeça dela, ela não acredita. Afinal de contas, se não é possível, se não existe possibilidade, porque deveria querer? A resposta que te dará é bem óbvia não é?

As pessoas não têm por hábito querer uma coisa em que não acreditam. E, neste caso, obteremos mais um não.

E o que devemos fazer diante da negativa? Se desanimarmos, se perdermos o entusiasmo, se deixarmos de acreditar, como vamos fazer os outros acreditarem? Como fazê-los enxergar o que nós vemos? Como vamos atingir o sucesso dentro do nosso negócio?

A resposta está no detalhe. Vocês simplesmente não estão falando a mesma língua. E, desta forma, é impossível desenvolver uma comunicação eficiente.

Nós temos que ter a sensibilidade para perceber que a pessoa não está preparada para a nossa oportunidade, mesmo que esteja realmente precisando dela. Mesmo que seja imprescindível para ela melhorar a sua vida.

Quando estabelecemos um contato com esta pessoa, devemos possibilitar que ela nos escute antes de falarmos sobre a oportunidade. Devemos prepará-la para o que ela vai ouvir. Acima de tudo, devemos despertar nela o interesse pelo assunto. Precisamos despertar uma dúvida razoável, que desafie sua curiosidade e aguce a sua percepção. Fazê-la desejar a informação, fazê-la buscar nossa proposta, fazê-la se interessar em ouvir o que temos a dizer.

Se não despertarmos o seu interesse, simplesmente estaremos falando a ouvidos surdos. Estaremos mostrando a oportunidade a olhos descrentes e cegos pela incredulidade. E não estaremos obtendo êxito em propiciar a esta pessoa, a alegria de fazer parte de nossa realidade.

Comunicação é a chave para o sucesso em Marketing Multinível, e torná-la eficiente e simples é a nossa principal tarefa, nosso maior anseio e nossa maior necessidade. Fazer as pessoas ouvirem o que temos a dizer e, mais do que isto, se fazer compreender. Mostrar-lhes que nossa realidade existe e é possível para elas. Que elas não precisam viver toda uma vida dentro de uma mesma realidade, sendo que existem outras possíveis. Que o primeiro passo é elas acreditarem que podem mudar a sua realidade e, acima de tudo, que a escolha é delas. Que para isto acontecer, basta quererem e que nós as acompanharemos neste processo.

E, se questionado sobre o porquê, a principal resposta será: “Assim é o Marketing Multinível. Ajudando as pessoas a terem sucesso, aumento a minha possibilidade de ter sucesso”.

por Luiz Carlos Bueno dos Santos

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