14/04/2009

Motivo Irresistível

por Luiz Carlos Bueno dos Santos

Nossa vida é permeada por diversas necessidades. Dentre as mais importantes, estão as necessidades físicas e psicológicas. As físicas são as relacionadas com a nossa subsistência, e dentre elas temos os alimentos, o oxigênio, a água, as roupas, um local para morar. As psicológicas estão relacionadas com o nosso lado emocional, e dentre elas temos a necessidade de amar, de sermos amados, de recebermos atenção, reconhecimento, aprovação e segurança. Existem ainda outros tipos de necessidades, mas o principal e mais importante é compreendermos que estas necessidades não são exclusividade de alguns. Elas são comuns a todas as pessoas neste mundo. E dentro deste contexto, precisamos entender que as necessidades não se constituem em nosso principal problema, mas sim em um desafio diário para nossa sobrevivência e o nosso bem-estar.

Quando assimilamos este conceito, passamos a nos dedicar a algo mais importante que a própria necessidade, que é obter as condições para suprí-las.

O que vemos é que, embora as necessidades sejam as mesmas para todos, cada indivíduo tem a sua maneira pessoal de obter o que precisa. Outro ponto interessante é que cada pessoa prioriza as suas necessidades de forma diferente. O que é mais importante para uns pode ser insignificante para outros, e vice-versa.

Sabendo que temos necessidades e que precisamos obter condições para resolve- las, vêm a nossa mente as seguintes perguntas: "por que algumas pessoas não se mexem diante das suas próprias necessidades? O que faz pessoas inteligentes e perspicazes ficarem atarantadas e imóveis diante do que é preciso ser feito para melhorar a sua própria vida?" Muitos diriam que é preciso mais do que a consciência do problema, que deve existir uma vontade arrebatadora de vencer a morosidade e a procrastinação. Que é preciso encontrar um motivo irresistível, maior do que a própria sobrevivência e o bem-estar. Mas o que poderia ser mais importante do que isto?

Esta é uma pergunta fundamental para entendermos o que realmente nos move em direção ao que precisamos fazer. Qual é o meu motivo irresistível? O que me faz sobrepujar qualquer obstáculo, qualquer dificuldade? O que me faz levantar todos os dias e me colocar em ação, em direção a um futuro melhor?

A resposta muda para cada pessoa. O que não muda é a necessidade que temos de encontrar esta resposta o quanto antes. As oportunidades passam a nossa frente diariamente e simplesmente não conseguimos nos livrar de nossa pretensa comodidade, para podermos agarrá-las, enquanto não há um motivo muito forte para que isto ocorra.

Motivação: o motivo que te faz agir. A palavra motivação é muito usada por todos que precisam fazer alguma coisa, mas a verdadeira motivação não está nos vídeos, em artigos, em livros, em palestras ou eventos corporativos. Esta motivação externa se arrefece com o tempo, mas a verdadeira motivação está dentro de você e sempre te acompanhará. Está arraigada dentro de cada um de nós esperando ser descoberta e explorada. Esta verdadeira força de vontade é real e nos pertence. Sabemos que ela existe pelas pequenas mostras dela nos momentos mais difíceis que enfrentamos, mas se conseguirmos utilizá-la conscientemente e diariamente, então seremos capazes de realizar todos os nossos sonhos e atender a todas as nossas necessidades.

É chegada a hora de responder a pergunta mais importante da sua vida: "Qual é o seu motivo irresistível?" Responda a esta pergunta e conquiste o sucesso, a vida a que você tem direito e que realmente merece.

Permaneça indiferente a esta pergunta e continuará vendo a vida passar diante dos seus olhos como um mero expectador, um coadjuvante para as pessoas determinadas e predestinadas a ter o futuro que deveria ser seu.

FONTE: Chance Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário