23/04/2009

Marketing Multinível para Tímidos e Introvertidos

Por Ednaldo Bispo

“Eu não tenho jeito para esse negócio”, “eu não sei falar como você”, “eu não conheço muitas pessoas”, “eu não gosto de vender”! Essas são objeções que podemos ouvir após uma apresentação da oportunidade de marketing multinível. Alguns mais sinceros não usam desculpas para encobrir o principal motivo de rejeição à proposta: a timidez. Mas nesse negócio, mesmo os tímidos ou introvertidos podem construir uma carreira de sucesso.

Pessoas tímidas ou introvertidas sentem-se inseguras diante da perspectiva de construir resultado através do marketing multinível. Ao se colocarem no lugar de quem está apresentando o negócio, não se vêem com a mesma capacidade. “Você consegue convencer as pessoas. Eu não teria essa mesma capacidade”! Já ouvi isso várias vezes. Cabe a você provar que podem desenvolver esse negócio com sucesso, desde que o trabalho seja adequado ao perfil do candidato em perspectiva.

Ser tímido ou introvertido não é uma característica pejorativa. Trata-se de um perfil comportamental que não desqualifica o candidato. Afinal, mesmo as pessoas introvertidas ou tímidas possuem necessidades, desejo de realizar objetivos, de perseguir sonhos. E cabe a você mostrar que podem se tornar um empreendedor de sucesso, desenvolvendo o negócio de marketing multinível do seu jeito, ao seu modo, mas seguindo o padrão orientado pela empresa.

Segundo algumas pesquisas, as pessoas tímidas e introvertidas representam de 25 a 40% da população. Essa é uma parcela significante do seu mercado potencial e que não pode ser desprezada. Afinal, qualquer pessoa pode construir esse negócio. O marketing multinível não é apenas para pessoas extrovertidas, carismáticas, comunicativas ou que gostam de vendas.

A idéia de vender assusta as pessoas. Seja vender os produtos ou mesmo “vender” a oportunidade. Mais de 80% das pessoas não gostam de vender! E se o marketing multinível, na essência, se constrói a partir da venda da oportunidade, como podemos sensibilizar essas pessoas para que se juntem ao nosso negócio? Como patrocinar tímidos e introvertidos, sabendo que eles representam uma grande parcela do nosso mercado potencial? Como fazer com que essas pessoas sintam-se capazes de serem bem-sucedidas através do marketing multinível?

A melhor abordagem para as pessoas que não acreditam na sua capacidade de influenciar outras pessoas é afirmar que esse é um negócio de relacionamento natural. E relacionamento é algo que até mesmo os tímidos possuem capacidade para desenvolver. Não conheço um introvertido que seja uma “ilha” na multidão. Podem até ter poucos amigos, mas convivem e se socializam.

É muito comum dizer que no marketing multinível o dinheiro é gerado através do recrutamento (venda da oportunidade) e da venda de produtos. Ensina-se para as pessoas como fazer uma lista de 100 nomes e mostrar como o plano de compensação irá ajudá-los a ganhar dinheiro rápido. Isso coloca os tímidos ou introvertidos em uma tremenda enrascada, porque não gostam de vendas e não querem correr o risco da rejeição ou de comprometer as suas amizades para gerar dinheiro. O resultado é que depois de alguns meses nos deparamos com quase nenhum patrocínio e poucas vendas ou consumo. Não me admira o fato de muitas pessoas pensarem que o marketing multinível é somente para pessoas extrovertidas ou vendedores.

O segredo é a auto-compreensão, sabendo o que funciona para você como uma pessoa tímida e em seguida usar esse conhecimento para comercializar, consumir os produtos e oferecer a oportunidade de forma adequada ao seu perfil. Você não pode inventar um perfil novo, mudar de imediato o seu comportamento para ter sucesso no marketing multinível. Ninguém será convencido de qualquer maneira e você estará apenas sofrendo uma pressão desnecessária.

Em outras palavras, se você é introvertido, não tente se comportar como um extrovertido. Se você fizer isso, não será você mesmo e o seu candidato irá perceber. O que você precisa fazer é transformar a sua personalidade em um negócio vantajoso. Para fazer isso, você precisa conhecer seus pontos fortes, encontrar o seu próprio nível de conforto e trabalhar a partir daí.

Se você se sente desconfortável em falar sobre o negócio em um ambiente aberto, apresentar a oportunidade para várias pessoas em uma reunião de negócios, não faça (pelo menos no início da sua atividade). Provavelmente a sua força reside na apresentação um-a-um, em conversas individuais. Talvez dessa forma você consiga ficar à vontade, permitindo que você dê total atenção para o candidato que está com você. Quando você está à vontade, a pressão diminui, você fica mais relaxado, confiante, seguro e poderá construir um relacionamento de negócios. Então, encontre os seus pontos fortes!

Seja natural e você poderá obter sucesso nesse negócio. Não interprete como uma venda, se é isso que está aprisionando você. Seu foco em vez disso é compartilhar com as pessoas sobre os produtos que está usando, sobre a parceria com a sua empresa, sobre como você está conseguindo se realizar trabalhando por conta própria e como você pode ajudar outras pessoas. Seja você mesmo e compartilhe a sua experiência pessoal através do seu negócio de marketing multinível.

E se você também sente dificuldade em apresentar a sua oportunidade em encontros um-a-um, mesmo assim poderá ser bem sucedido no marketing multinível. Você pode construir o seu negócio através da internet. Estratégias web possuem um grande alcance e tem um enorme potencial para atingir pessoas que precisam do seu produto e/ou de sua oportunidade, se você souber como encontrá-los. Existem diferentes técnicas de comercialização para diferentes situações. Experimente até encontrar o que funciona melhor pra você.

Optando pelo trabalho através da internet, você precisa definir quem você está tentando atingir. Os seus potenciais candidatos são extrovertidos ou introvertidos? Sabendo que mais de 1/3 da população é composta por pessoas tímidas ou introvertidas, você deve verificar se a sua estratégia contém algo para todos os perfis. Para potenciais introvertidos, uma boa estratégia é uma abordagem de baixa pressão, sem economia de informação, com conteúdo que lhes dê tempo para pensar e considerar sobre a sua proposta.

Comunique de forma que você estará disponível para receber um contato quando estiverem prontos. Um sistema de auto-responder (envio de e-mails periódicos com o consentimento do prospect), e-books, informações em áudio e vídeo, funcionam bem. Para os seu potenciais extrovertidos, você pode acelerar o contato através de telefonemas ou contatos via Skype, conferências on-line, e-mails com chamados para ação imediata e até mesmo encaminhá-los para o cadastramento.

Em segundo lugar, qualquer que seja o perfil do seu potencial candidato, há uma coisa que você pode fazer e que pode garantir resultado, sem que você precise ficar no “pé” do seu prospect – é o conteúdo do seu website ou blog. Tenha um site com aspecto profissional, com conteúdo de alta qualidade, que ofereça apenas o que as pessoas estão procurando na internet. Divulgue e promova o seu conteúdo, pois assim você poderá atrair pessoas interessadas em querer saber mais sobre a sua oportunidade de negócios. Agindo dessa forma, trabalhando com (e não contra) a sua personalidade, não se surpreenda se alguns destes visitantes se tornarem seus clientes ou aderirem à sua oportunidade de negócios.

Muitos empreendedores de marketing multinível são tímidos ou introvertidos. Conseguiram ser bem-sucedidos porque adaptaram o desenvolvimento do negócio ao seu estilo de trabalho e a sua personalidade. Afinal, qualquer pessoa pode ser bem-sucedido através do marketing multinível. Seja você mesmo e sucesso!

Ednaldo Bispo




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