24/04/2009

A Redescoberta do Dr. Carl Rehnborg

Ele criou o Sistema de Marketing Multinível em 1941, nos EUA. Médico, químico e industrial, Dr. Carl Rehnborg estava muito à frente do seu tempo, lançando uma nova modalidade de distribuição que se tornou um sucesso mundial.

Lançado em março de 2009, o livro Pequena História do Marketing Multinível, terceira obra de Paulo de Tarso Aragão, está despertando o interesse do mundo multinível em torno da figura do criador dessa modalidade de distribuição de produtos e serviços. Assim como todo médico sabe que Hipócrates é o Pai da Medicina, todo profissional de Marketing Multinível deveria saber que o Dr. Carl Rehnborg foi o criador desta atividade.

Barreira
Talvez o desinteresse no mundo multinível em promover a figura do seu criador se deva ao fato de que a empresa criada por ele em 1934 e introdutora do MMN em 1941 exista até hoje, como “player” de peso no mercado internacional, a Nutrilite.

Quebrando paradigmas
Mas a importância do legado do Dr. Carl Rehnborg transcende qualquer visão paroquiana de concorrência entre empresas. Isto porque ele conseguiu realizar a proeza de quebrar dois paradigmas existentes à época, entre os anos 20 e 40, referentes a alimentação e negócios.

Ora pílulas
O primeiro paradigma quebrado pelo Dr. Carl Rehnborg refere-se à saúde. Ele foi o primeiro cientista do mundo a desenvolver um processo eficaz de colocar nutrientes em forma de cápsulas e em tabletes (veja o Box “Quem foi Carl Rehnborg?”). O segundo paradigma quebrado por ele refere-se à criação de um sistema de rede profissional, para a distribuição de produtos.

Psicologia humana
Dr. Carl Rehnborg era um gênio e captou como poucos a essência do comportamento humano. Querer ganhar e não querer perder faz parte, intrinsecamente, da natureza humana. Os treinadores e motivadores de marketing sabem disso como ninguém. E procuram tirar proveito desses fatos para direcionar as pessoas sob sua responsabilidade.

Dr. Carl Rehnborg captou essa nuance da psicologia humana e ofereceu um “plus” aos seus distribuidores. Além de ganhar bônus com as pessoas cadastradas diretamente, o que já era conhecido na época, ele foi muito mais além. O seu distribuidor passou a ganhar bônus também com as pessoas que seus diretos traziam para a empresa, o que foi uma revolução completa na época, nos anos 40.

Mais grana
Isso gerou uma remuneração maior, porque atingia vários níveis advindo daí o termo multinível. Até então só existia o sistema mononível, onde você só ganhava com as pessoas diretamente ligadas a você. Mais ou menos como uma promotora da Avon, Natura ou Enciclopédia Barsa, hoje em dia. Atualmente, mais de 60 anos depois, cerca de 95% das vendas diretas nos Estados Unidos são geradas através do sistema em multinível, chamado lá de “network marketing”, também traduzido em português como marketing de rede. No Brasil ainda estamos muito longe disso, com índices em torno de 10%. Mas vemos a cada dia mais e mais empresas que operavam
com vendas diretas simples passarem a adotar o sistema multinível.

Novos termos
Este novo paradigma ocasionou o nascimento de novos termos técnicos para a atividade, como Lateralidade e Profundidade, por exemplo.

Lateralidade são as pessoas da rede ligadas diretamente a você.; Profundidade são as pessoas ligadas aos seus diretos, em todos os níveis abaixo de você. A experiência em mais de 60 anos de marketing multinível mostrou que a lateralidade dá dinheiro e a profundidade dá segurança. Daí, surgiu a Engenharia de Rede, que é a arte de administrar a entrada das novas pessoas na rede, segundo os critérios de lateralidade e profundidade, visando a construção de uma rede produtiva.


FONTE: Loucos por Marketing . Informativo e Treinamento em Marketing Multinível - Ano I - Nº 9 - Abril 2009.

Um comentário:

  1. Talvez a hipótese esteja correta, mas é um fato o desconhecimento total do criador, bem como, sobre o sistema. Estou trabalhando no MMN na área de serviços, no ramo de turismo. Não preciso investir mais do que uma única vez. É a revolução do sistema, ainda não conheci outra empresa com tanta simplicidade.
    O MMN carece de sistemas simples, a maioria é complexa e demanda muitos investimentos de ambas as partes, divulguem mais este conceito, é essencial ao nosso futuro, pois fortalece a economia.
    Walmir Perez - Consultor MYTC
    orientebrasil@hotmail.com




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