21/04/2009

Como Fazer um Patrocínio Responsável?

Você não é responsável pelo sucesso do seu patrocinado, mas pode ser co-responsável pela sua falta de resultado. Patrocinar também é assumir a co-responsabilidade pela formação do seu novo patrocinado na sua organização de marketing multinível. Se você deseja minimizar a possibilidade de fracasso, patrocine com responsabilidade.

Ao patrocinar um novo empreendedor no seu negócio você deverá atuar como um “educador”, ensinando-lhes os primeiros passos, pois ele deverá agir da mesma forma com os novos patrocinados que ele cadastrar diretamente. Ele deverá duplicar a forma como foi patrocinado. Logo, se você falhar nesse início, esse comportamento errado também será duplicado. Então, patrocine com a postura correta. Faça um patrocínio responsável. Quando você assume a postura do patrocinador responsável e orienta o seu patrocinado a agir da mesma forma, você estará provocando a duplicação de um início correto e mostrando ao novo distribuidor tudo o que ele precisa fazer para gerar os resultados que deseja. Duplique o patrocínio responsável e você estará duplicando um início consistente para os novos empreendedores da sua organização.

Ao patrocinar alguém neste negócio, de forma responsável, você pode fazer o novo empreendedor pensar no seguinte:

  • De que adiantaria se matricular em uma faculdade e não ir às aulas, não ler os livros, não anotar as informações?
  • Como se conseguiria uma grande colheita sem antes usar as ferramentas necessárias para cultivar a terra?
  • Não estamos em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona de 42 kilômetros. Treinamento é fundamental.
  • A pergunta principal não é se este negócio funciona, mas se você funciona para este negócio.
  • Você não pode decidir pelas pessoas, mas pode inspirar outros a tomarem a decisão de construir este negócio.

Em seguida, você pode aplicar o seguinte roteiro de passos práticos:

  • Ajude-o a definir quais os produtos que melhor atende as necessidades dele e quais os procedimentos necessários para que ele efetue suas compras de produtos e de materiais de apoio.
  • Se for o caso, oriente-o também que é necessário um investimento inicial em ferramentas, tais como: catálogo/folders de produtos, kits de adesão, DVDs, livros, apostilas etc;
  • Se a sua empresa tiver estrutura de suporte pela internet, oriente como poderá acessar seu escritório virtual e usar as demais ferramentas via web.
  • Ajude-o a definir suas metas e sonhos, nos próximos 6 meses, 12 meses, 24 meses e 5 anos. Fale que ele deve colocar tudo em um “caderno do negócio”, focar sempre nos sonhos definidos e visualizá-los como se já os tivesse alcançado.
  • Estabeleça com ele a meta para os primeiros 90 dias – de volume pessoal mensal, de patrocínios, de qualificação, de resultado de revenda (clientes pessoais), de quantidade de pessoas no seu grupo, de cheque de bônus mensal, etc.
  • Ajude-o a fazer uma lista com no mínimo 20 nomes. Ajude-o a pré-qualificar essa lista, a partir de critérios como: ambição, comunicação, contatos, credibilidade, condições financeiras e negócio próprio. Orientando-o a fazer o mesmo com todos os nomes que ele vai acrescentar à lista. Enfatize que essa lista deverá ser acrescida do maior número possível de pessoas.
  • Faça três contatos por telefone com pessoas que fazem parte da lista dele, de preferência as mais qualificadas e marque duas datas para fazer uma apresentação do plano com ele. Certifique-se de que após a segunda apresentação o novo distribuidor já saiba mostrar o plano sozinho.
  • Ensine-o várias formas de fazer contato para a apresentação da oportunidade de negócios e levar convidados os eventos (presenciais e virtuais).
  • Ajude-o a aprender sobre os produtos (características, vantagens e benefícios). Ensine-o a vender para os “nãos” temporários.
  • Fale sobre a importância de gerar volume pessoal, de ter clientes no varejo, de conseguir clientes novos e de fidelizar os clientes já atendidos.
  • Promova as principais ferramentas do seu Programa de Treinamento, se existir. Se não existir, fique preocupado com isso e saia em busca de informações padronizadas. Consulte a sua Linha Ascendente.
  • Indique os primeiros livros positivos, sobre marketing multinível, liderança, auto-ajuda etc.
  • Promova sua linha ascendente comprometida com o negócio e dê os telefones de alguns líderes com resultado e comprometimento. Faça-o sentir-se parte do Time da Linha Ascendente.

Resumindo: ensine o seu novo distribuidor a patrocinar, vender e ensinar a patrocinar, vender e ensinar. Ensine o novo distribuidor a repetir o mesmo processo do patrocínio responsável com as pessoas que ele vai patrocinar.


“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
(Saint-Exupéry)



FONTE: CentralMMN

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