26/03/2009

Dr. Lair Ribeiro fala sobre o Marketing Multinível

Dr. Lair Ribeiro é médico, viveu durante 17 anos nos Estados Unidos, tendo adquirido grande experiência nos campos educativo e empresarial. Foi treinado em várias universidades norte-americanas, como a Harvard University, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University, tendo atuado nos EUA como diretor de grandes empresas. Hoje é um dos palestrantes mais requisitados e autor de inúmeros "best-sellers", como os clássicos "O Sucesso não ocorre por acaso" e "Prosperidade".


Em 2004 Dr. Lair Ribeiro surpreendeu o segmento corporativo, onde é requisitado consultor. Isto porque no seu livro "Uma Venda não ocorre por acaso" dedicou um capítulo ao marketing multinível, com uma análise favorável ao negócio. Desde então, ele passou a ser mais uma referência internacional no quesito credibilidade do negócio. Dr. Lair Ribeiro integra agora o "cast" de celebridades mundiais que defendem o MMN, como por exemplo o multimilionário Donald Trump na célebre entrevista nos EUA, no programa de TV de David Letherman. No seu escritório em São Paulo, concedeu ao Jornal Loucos por Marketing, via telefone, a entrevista que você vai ler abaixo, onde aborda a sua visão do negócio MMN.

Entrevista ao repórter Paulo de Tarso Aragão.

Pergunta - Dr. Lair Ribeiro, antes de mais nada agradecemos a sua gentileza em nos receber para falar sobre o nosso assunto favorito, pois somos todos Loucos Por Marketing. Como foram os seus primeiros contatos com a indústria do Marketing Multinível?

Lair R. - Meu primeiro contato foi durante os 17 anos em que vivi nos EUA, mas nunca tinha trabalhado com MMN. Anos depois fiz palestras para a Amway através da ProNet, que vendia meus à época 3 livros no sistema. Fiz palestras para eles em quatro países: Brasil, México, Argentina e Espanha.

Pergunta - O sr. é um renomado consultor e treinador de empresas do mercado tradicional. Quais são os diferenciais que o sr. considera mais importantes no sistema de rede?

Lair R.- O bacana do sistema de rede é a transferência de "know-how". Para se aprender algo há uma curva de aprendizado e no Multinível esta curva é acelerada. Outra coisa importante é o pequeno capital necessário para entrar no sistema. A pessoa não precisa de um grande capital e ainda tem amigos que desenvolvem a atividade junto com ela. É como fazer ginástica com vizinhos. Uma coisa é querer fazer sozinho, outra é ter vizinhos que te animam, estimulam e motivam, fazendo junto com você. Um outro fator a considerar: emprego é uma coisa que não havia, digamos, a trezentos anos atrás e que na minha opinião vai desaparecer. O mercado de rede permite fazer os dois, até ter um rendimento suficiente e decidir fazer o Multinível em tempo integral.

Pergunta - Numa época de crise mundial anunciada, qual a vantagem que o sr. vê no sistema em rede?

Lair R. - Três fatores que devemos considerar: complexidade, velocidade e incerteza. É muito mais complexo viver em Recife hoje que a vinte anos, por exemplo. Complexidade e incerteza são irmãs gêmeas e vai ficar cada vez mais difícil prever o que vai ocorrer no futuro. O mercado é todo mundo menos você. Você está competindo então contra todo mundo. No sistema de rede há um compartilhamento constante, através dos encontros, convenções,etc. Isso é para a pessoa uma vantagem competitiva num período de crise.

Pergunta - Imagino que nesses anos todos o sr. deva ter conhecido muitas celebridades do MMN, em diversas empresas. Na sua opinião, o que estas pessoas bem sucedidas no MMN têm em comum?

Lair R.O que eu vejo em comum nelas é que elas não pensam somente em si mesmas. Elas se interessam em desenvolver outras pessoas. Estão interessadas na evolução do outro, do próximo.

Pergunta- O que o sr. responderia em defesa do sistema de rede aos críticos do sistema, que são, convenhamos, muitos?

Lair R. Eu diria a eles que Sucesso só vem antes do Trabalho no dicionário, por a letra S ser anterior à letra T. Apesar de ter gente que pensa que só o Sistema da empresa de Multinível vai levá-la para cima, ao sucesso. Mas isso é um engano, pois não é o sistema que vai levá-la. Ela tem que fazer a parte dela.

Pergunta- Na sua concepção, o Marketing Multinível ajuda na distribuição de renda no tecido social? Porque?

Lair R. Acho que ajuda sim, porque uma pessoa que não teria a oportunidade no mercado tradicional por falta de capital tem no Multinível o veículo para a sua ascenção. Três coisas são necessárias para o sucesso: Querer, Saber e Ter Oportunidade. A pessoa pode querer, pode saber, mas sem a oportunidade não tem como chegar ao sucesso. E esta oportunidade é justamente o que traz o sistema de rede. Uma pessoa menos favorecida financeiramente tem a mesma chance que uma outra que está muito bem. Ambas têm o mesmo valor.

Pergunta- O jornal LPM circula na elite do multinível brasileiro, incluindo-se entre seus leitores, executivos e donos de empresas, grandes lideranças e um público formador de opinião. Qual a sua mensagem final para este público tão qualificado?

Lair R. - Quem vence no mundo dos negócios é quem tem um bom modelo. Este modelo permite a você pensar sistematicamente. O que eu quero deixar como mensagem final é um modelo de quatro perguntas que você deveria usar diariamente para administrar seu negócio de Marketing Multinível:

1- QUAL É O PROBLEMA? - problema definido, é problema 50% resolvido.

2- QUAIS AS CAUSAS DO PROBLEMA? - não adianta trabalhar nos efeitos,temos é que atacar as causas. Por exemplo, alinhamento de carro. A pessoa vê que o pneu direito está gastando muito. Aí, ela troca o pneu duas, três vezes e o pneu continua gastando. Aí, ela parte para fazer um alinhamento e resolve a situação. Logo, o problema não estava no pneu e sim na falta de alinhamento.

3- QUAIS AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA EM QUESTÃO?
4- NA SUA OPINIÃO, QUAL A MELHOR SOLUÇÃO? - Implemente esta solução , tenha paciência e persistência, pois Roma não foi construída em 1 dia.


Extraído de CentralMMN

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