19/03/2009

Como alavancar vendas com e-mail Marketing em 2009

Iniciar o novo ano empresarial com o pé direito engloba metas como reduzir custos, aumentar o faturamento, o mix de produtos e o grau de satisfação dos clientes. Mas que tal incluir neste rol de prioridades ações de Marketing Direto para sua empresa?

Tirando a crise do último trimestre, que fez o mercado mundial assistir ao despencar contínuo da maior economia do mundo, o mais sensato seria realizar cortes em ações de comunicação. Talvez para o resto do mundo, mas não para o Brasil.

Inúmeras pesquisas indicam o enorme crescimento das vendas pela Internet, apontando que mais de 13 milhões de brasileiros compraram on-line em 2008, 35% mais que em 2007. As compras on-line em 2007 ultrapassaram a marca de R$6.4 bilhões, 45% mais que o ano anterior. Pelo crescimento do poder de compra, percebe-se também, nos últimos meses, a grande adesão da classe C de consumidores ao comércio eletrônico, fazendo com que a fatia seja cada vez mais significativa às vendas pela Internet. Os grandes motivos para essa adesão incluem diferenciais e facilidades entre a Internet e o varejo físico, como a busca por promoções, pagamentos em diversas parcelas sem juros, descontos ou ainda a possibilidade de encontrar um concorrente em apenas um clique. Esta aceleração deve-se também à expansão de políticas de segurança da informação e à disseminação da confiabilidade da rede.

As empresas que desejam atender essa nova demanda devem estar antenadas aos novos hábitos de consumo, facilitando a compra dos produtos pela Internet e, principalmente, cultivando o relacionamento entre empresa e consumidor (B2C) de forma rápida, direta, eficiente e personalizada, conquistando novos clientes sem precisar aumentar sua força de vendas. Dentro deste contexto entra uma das estratégias mais baratas e eficazes do Marketing Direto: o e-mail marketing.

Resultados apontam que cerca de 11% das vendas on-line são originadas através de campanhas de e-mail marketing e que, dentre as melhores técnicas do marketing digital, a técnica que melhor apresenta um sólido Retorno sobre Investimento (ROI) são ações deste meio.

O e-mail é uma plataforma de comunicação que agrega a qualidade gráfica de uma revista, o conteúdo atualizado do jornal, o dinamismo do rádio e ainda a qualidade em som e imagem da TV e, mesmo assim, é o recurso para impactar o público final com um custo infinitamente menor que outras mídias ou veículos de comunicação. É claro que as mídias tradicionais não deixarão de existir, mas é importante perceber como os novos segmentos e portes podem e devem aderir às estratégias de comunicação das empresas.

Esta plataforma traz benefícios singulares, pois é uma das únicas mídias onde se pode entender o comportamento do consumidor, além de mensurar a conversão e métricas dos dados obtidos através da tecnologia da informação atrelada ao envio dessas campanhas.

A partir de uma campanha de e-mail marketing é possível saber quantas e quais foram as vendas provenientes de uma determinada ação, bem como mensurar os assuntos de maior interesse dentro de uma campanha por meio do rastreamento dos cliques do destinatário. Com esta ferramenta pode-se mensurar, ainda, quantas pessoas realmente receberam sua campanha, quantas leram, quantas clicaram em algum link, visitaram o seu site, em que horário ou dia abriram o e-mail, se elas compraram. Pode-se até rastrear o passo-a-passo do destinatário dentro do seu web-site, mostrando em tempo real se ele está interessado no produto enviado ou está à procura de outro produto. Imagine agora com essa inteligência e com esses dados em mãos, o que o seu departamento de marketing pode fazer. Com o e-mail marketing isto não é necessário imaginar. Basta utilizá-lo.

Por ser uma plataforma de comunicação de ação rápida e resposta imediata, esta ferramenta não pode faltar no mix de comunicação e deve ser explorado de maneira profissional dentro de qualquer empresa.

Em tempos de crise, o mundo se renova a cada dia. A criatividade e a grande capacidade dos brasileiros podem ser a grande oportunidade de estar ainda mais evidente. Para isso basta arregaçar as mangas e buscar novas saídas para mostrar ao consumidor que sua empresa e sua marca estão além das crises mundiais e que no relacionamento com seus clientes e prospects existe um longo, mas prático caminho a ser trilhado.

Como diz o velho ditado popular, "enquanto alguns choram, outros aproveitam para vender lenços". De que lado você está?


Lincoln Schultz é publicitário e Diretor de Criação e Marketing da ESAT.


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Boas compras!

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