21/02/2009

Por que o ensino de empreendedorismo?


Por que o ensino de empreendedorismo?


Razão 1 - A alta taxa de mortalidade infantil. No mundo das empresas emergentes a regra é falir, e não ter sucesso. De cada três empresas criadas, duas fecham as portas. As pequenas empresas (menos de 100 empregados) fecham mais: 99% das falências são de empresas pequenas. Se alguns têm sucesso sem qualquer suporte, a maioria fracassa, muitas vezes desnecessáriamente. A criação de empresas é um problema de crescimento econômico.

Razão 2 - Neste final de século, as relações de trabalho estão mudando. O emprego dá lugar a novas formas de participação. Na verdade as empresas precisam de profissionais que tenham uma visão global do processo, que saibam identificar e satisfazer as necesidades do cliente. A tradição do nosso ensino, de formar empregados, nos níveis universitário e profissionalizante, não é mais compatível com a organização da economia mundial.

Razão 3 - Exige-se hoje, mesmo para aqueles que vão ser empregados, um alto grau de "empreendedorismo". As empresas precisam de colaboradores que, além de dominar a tecnologia, conheçam também o negócio, saibam auscultar e atender as necessidades do cliente, posam identificar oportunidades, e mais: buscar e gerenciar os recursos para viabilizá-las.

Razão 4 - A metodologia de ensino tradicional não é adequada para formar empreendedores.

Razão 5 - As nossas instituições de ensino estão distanciadas dos "sistemas de suporte", ou seja, das empresas, órgãos governamentais, financiadores, associações de classe, entidades das quais os pequenos empreendedores dependem para sobreviver. As relações universidade-empresa ainda são incipientes no Brasil.

Razão 6 - Cultura. Os valores do nosso ensino não sinalizam para o empreendedorismo.

Razão 7 - Ainda há uma percepção insuficiente da importância da PME (Pequena e Média Empresa) para o desenvolvimento econômico.

Razão 8 - Predomina, no ensino profissionalizante e universitário, a cultura da "grande empresa". Não há o hábito de se falar na pequena empresa. Os cursos de administração, com raras exceções, são voltados quase exclusivamente para o gerenciamento de grandes empresas.

Razão 9 - Ética - Uma grande preocupação no ensino do empreendedorismo devem ser os aspectos éticos que envolvem esta atividade. Por sua grande influência na sociedade e na economia, é fundamental que os empreendedores - como qualquer cidadão - sejam guiados pelos princípios e valores nobres.

Razão 10 - Cidadania. O empreendedor deve ser alguém com alto comprometimento com o meio ambiente e com a comunidade, com forte consciência social. A sala de aula é um excelente lugar para o debate desses termos.

O Segredo de Luísa
ISBN: 85-293-0045-9
(c) 1999, Fernando Celso Dolabela Chagas
Cultura Editores Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário