22/02/2009

O que é ser um Empreendedor ?


Mas o que é um empreendedor? Como vamos definí-lo?

Acredita-se hoje que o empreendedor seja o "motor da economia", um agente de mudanças. Muito se tem escrito a respeito, e os autores oferecem variadas definições para o termo. O economista austríaco Schumpeter [1934] associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. Iremos trabalhar com a definição de Filion [1991], por ser simples e abrangente: "Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões".

Mas o que se sabe hoje, através das pesquisas em todo o mundo, sobre o perfil do empreendedor?

Empreendedor é um ser social, produto do meio que habita (época e lugar). Se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, então terá motivação para criar o seu próprio negócio.

É um fenômeno regional, ou seja, existem cidades, regiões, países mais - ou menos - empreendedores do que outros. O perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) pode variar de um lugar para outro.

Como os conhecimentos obtidos através das pesquisas podem ajudar a quem quer abrir uma empresa?

Presume-se que, se uma pessoa tem características e aptidões mais comumente encontradas em empreendedores de sucesso, terá ela melhores condições para empreender. Como se sabe, são as características comportamentais básicas pelas quais o candidato a empreendedor deve se pautar. Por outro lado, sem tais características, a pessoa terá dificuldades em obter sucesso. Tais características são examinadas posteriormente.

No estágio atual de conhecimento sobre empreendedorismo, sabe-se como ajudar os empreendedores em potencial e os empreendedores de fato a identificar as características que devem ser aperfeiçoadas para obterem sucesso.

A tese de que o empreendedor é fruto de herança genética não encontra mais seguidores nos meios científicos. Assim, é possível que as pessoas aprendam a ser empreendedores, mas dentro de um sistema de aprendizagem especial, bastante diferente do ensino tradicional.

O que ainda não se pode fazer no estágio atual de conhecimento na área de empreendedorismo:

  • Determinar com certeza se uma pessoa vai ou não ser bem sucedida como empreendedora;
  • Garantir que as pessoas possuidoras das características essenciais ao empreendedor terão sucesso.

O Segredo de Luísa
ISBN: 85-293-0045-9
(c) 1999, Fernando Celso Dolabela Chagas
Cultura Editores Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário