08/01/2009

Os sete pecados capitais do Vendedor


por Ricardo Botelho

1º Orgulho
Acreditar que não precisa aprender mais nada. Não participar de seminários, palestras, feiras, mostras etc. Não ler constantemente materiais de interesse do exercício profissional. Não ler manuais de produtos. Não participar com entusiasmo de treinamentos internos ou externos.

2º - Pressa
Não se organizar para agir. Não captar orçamentos de forma a permitir o trabalho posterior de follow-up. Não se preparar para negociar com o Cliente.

3º - Avareza
Atirar-se de qualquer forma querendo tudo ao invés de focar e agir em sintonia com a sua equipe. A disputa predatória pelo cliente dentro de uma mesma equipe leva à distruição do espírito de unidade e ao não atingimento de metas. Todos perdem.

4º - Preguiça
Usar sempre os mesmos métodos de trabalho, não avaliando o seu desempenho buscando encontrar potenciais de melhoria e novas formas de atuação.

5º - Apatia
Conformar-se com os atuais resultados obtidos positivos ou negativos. Deixar para amanhã o que deveria ser feito hoje porque talvez amanhã nem seja precisa mais fazê-lo! Resistir às propostas de mudança preferindo ver para crer antes de colaborar com o processo.

6º - Inveja
Buscar defeitos nos colegas bem sucedidos a não aprender com eles. Encontrar sempre um motivo obscuro para o sucesso alheio não admitindo que alguém possa ser melhor.

7º Ignorância
Não estar atento a tudo e a todos a sua volta querendo aprender sempre coisas novas.

Fonte: http://www.ricardobotelho.com.br