24/01/2009

Duplicando bom caráter

por Rogério Verinaud


Ao longo desses anos, tenho conhecido pessoas fabulosas com quem tenho aprendido muito neste fascinante mercado, e o mais importante: ampliando, estreitando e fortalecendo laços preciosos de amizades. Isto é inestimável. É o maior dos tesouros que alguém poderia construir. E o melhor de tudo é saber que isso não tem fim, é contínuo, crescente, expansivo e multiplicativo como a própria essência do Marketing Multinível.

Neste, ou em qualquer outro setor profissional ou pessoal, a ética e o caráter das pessoas ditam o sucesso autêntico, sólido como uma rocha, mas isto se faz com os exemplos, atitudes e postura em si, muito mais que qualquer oratória inspirada. As pessoas tendem a se espelhar nas ações de seus líderes, e essas ações tem um poder de influenciar muito maior que simples palavras. Aquela frase que diz: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" não funciona aqui.

O fato é que quando lidamos com seres humanos, nos deparamos invariavelmente com as mais variadas espécies de personalidades e caráter que se pode imaginar. E nem todas são tão elogiáveis assim. Sem o devido preparo, bom senso, ética e coerência, é possível contaminar uma organização inteira e produzir anti-profissionais. Contudo, qualquer pessoa pode, felizmente, mudar e se transformar por completo, desde que se predisponha a isso.

Especificamente no mercado do Multinível, quando abrimos nosso coração e, com humildade, assumimos a posição de aprendizes ensináveis desde o início da trajetória até alcançar a posição de Top, experimentamos uma metamorfose indescritível de dentro para fora. O aprendizado e crescimento são inevitáveis. Evoluímos em todos os sentidos e nos tornamos melhores. Nossos valores e nossa concepção de vida mudam, a forma de ver o mundo é outra, o prisma é diferenciado e único, especialmente quando nos tornamos líderes.

A posição de liderança conquistada por um Top é de extrema responsabilidade, muito maior do que se pode imaginar. A missão é de conduzir um exército, não de soldados, mas de empreendedores da livre iniciativa, de empresários de Marketing Multinível que admiram, respeitam e confiam neste líder que sabe para onde está indo, que reconhece e tem consciência de sua missão e importância para o grupo. E este não pode desapontá-los, pois há um sentimento de orgulho coletivo de todo o grupo por estarem sob sua liderança, pois ele é um modelo que inspira a todos.

Novos líderes serão formados duplicando seu caráter e sua linha de conduta. Por isso, qualquer deslize de sua parte pode ser desastroso, pois a duplicação também é certa e infalível.

Consciente de sua missão, um bom líder será exemplo para todo o mercado, independente da empresa que faz parte. A sensação de estar ajudando a melhorar a vida de outras pessoas é seu maior estímulo, seu maior motivo de continuar íntegro e ético, de caráter inquestionável.

Umas das melhores coisas que já inventaram é esta universidade sem paredes ou teto, sem endereço ou referência geográfica. Os conhecimentos que este negócio acumula e vem propagando ao longo dos anos, sem fronteiras, estão à disposição e ao alcance de todos. Os postos de liderança e a oportunidade de exercitar a ética, o respeito e o bom caráter estão disponíveis para qualquer um. Basta se dispor a ocupá-los e honrar com dignidade este compromisso!

Cada um tem a liberdade de escolher entre o ócio, a mediocridade ou o oposto. Uma vida com muitas realizações está ao alcance de qualquer ser humano, desde que se tenha atitude. Basta querer dar-se a chance e escrever uma outra história. Independente de ser um grande líder de uma extensa ou pequena organização, é possível deixar sua marca como alguém que fez sua parte para melhorar a vida dos outros e assim contribuir para um mundo melhor e deixar um bom legado.


Pequenos gestos podem produzir grandes reações como o efeito de uma pequena pedra atirada ao rio. Inicialmente, produz pequenos e curtos movimentos circulares de ondulações, mas depois assumem diâmetros incomensuráveis. Por isso faça a diferença e produza seu próprio "tsunami" de feitos, conquistas e realizações.


Ao seu sucesso!