por Neide Silva Mendes
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Uma das maiores alegrias que se pode ter é com o  nascimento de um novo ser.  Quando nasce uma criança, a expectativa em torno dela é enorme. Seu futuro  passa a tomar conta dos pensamentos dos seus pais. Daí desencadeia-se uma  série de alegrias, o esboçar de um sorriso, a carinha de choro durante o  inocente sono, os beicinhos de quem quer chorar... tudo traz alegria.  
 O tempo passa rapidamente. Logo tem início as primeiras semi-palavras. Em  seguida, as palavras. Que alegria quando se ouve: "papa... mamã..." O  incentivo para que a criança fale é grande. A alegria de ouvir o balbuciar das  palavras, maior ainda. Isso tudo precede os primeiros passos, e assim se  desencadeia o maravilhoso processo do crescimento.  
 A criança aprende tudo muito rápido. Logo está correndo, cheia de energia.  Falante, faz inúmeras perguntas. Está sedenta de informações, porém... não  aprendeu a ouvir.
É mais fácil aprender a falar do que a ouvir.
A comunicação é vital “Saber ouvir é cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro”
  Em nossa primeira infância, não compreendemos a importância da comunicação. Na  medida em que crescemos, vamos compreendendo a necessidade da troca de  informações e, independente da nossa vontade, acabamos por “aceitar” que  algumas vezes temos que ouvir. Isto não significa aprendizagem. Pode-se ouvir  apenas por necessidade ou por obrigação, e acaba sendo o famoso “entra por um  ouvido e sai pelo outro”. 
  De repente, somos adultos e começamos a atuar no mercado de trabalho. Passamos  pela família, escola e um novo mundo se abre a nossa frente. É hora de usar  todo o nosso aprendizado, buscarmos informações e construirmos o futuro.  
 Infelizmente, poucos negociadores são bom ouvintes. E negociadores que não  sabem ouvir, perdem inúmeras oportunidades de fazer melhores negócios. As  estatísticas mostram que o ouvinte normal só consegue entender e se lembrar de  50% de uma conversação. Esta porcentagem, que já é bem baixa, cai ainda mais  (para 25%) 48 horas mais tarde. Isto quer dizer que o que lembramos de uma  conversa é algo impreciso e incompleto.   
 Um erro grave é se preparar demais para aquilo que você quer falar e ficar  pensando apenas nisto. Perdemos informações valiosas e parecemos desligados do  que podemos aprender. 
“Não se preocupe tanto com o que falar – vai chegar a  sua vez. Preocupe-se mais com o que está sendo dito no momento e quais  informações estão sendo liberadas, SABER OUVIR É O SEGREDO PARA UMA BOA  NEGOCIAÇÃO” — Márcio Miranda.   
 Nunca perca a oportunidade de se calar diante de algo que você possa aprender.  Saber ouvir, hoje em dia, é uma das qualidades mais bem vistas dentro de uma  empresa. Essa atitude transmite respeito e proporciona oportunidades de trocar  experiências e aprender sempre.   
 Falando em respeito, quando respeitamos alguém, primeiro ouvimos para depois  falarmos.   Numa conferência, podemos demonstrar a nossa qualidade de ouvinte. Você  ouve (pode ser com os olhos), analisa e discute o assunto, ou apenas se  preocupa em colocar seu parecer e suas opiniões?  
 Um jeito de sabermos como as pessoas se sentem diante do nosso  comportamento é nos imaginarmos no lugar da pessoa, lembrando que “saber  ouvir é cultivar a difícil arte da empatia que é a habilidade de se colocar no  lugar do outro.”
Liderar é saber ouvir
Já disseram que o órgão mais sensível do corpo humano é o bolso. Nessa mesma linha, pode-se dizer que órgão menos sensível do corpo humano é... o ouvido! Sim, por não saberem ouvir, as pessoas deixam de assimilar boas informações e idéias, tomam decisões erradas e afastam-se de seus próprios interesses.
Já disseram que o órgão mais sensível do corpo humano é o bolso. Nessa mesma linha, pode-se dizer que órgão menos sensível do corpo humano é... o ouvido! Sim, por não saberem ouvir, as pessoas deixam de assimilar boas informações e idéias, tomam decisões erradas e afastam-se de seus próprios interesses.
Aprender a ouvir é o primeiro mandamento para aprender a aprender.  
  O que é saber ouvir?
Abra bem os seus ouvidos e ouça com pelo menos quatro sentidos. Sucesso!!!  | 

