29/12/2008

O seu futuro é... seu!


por José Cajaíba

Geralmente somos induzidos a acreditar que os eventos externos moldam e controlam nossas vidas, que o ser humano é produto do meio em que vive e que nós apenas reagimos aos acontecimentos. Tudo isto não passa de uma grande mentira.

Na realidade o que vale são os significados que cada um de nós dá aos eventos externos, que o meio é produto do ser humano e que somos criadores e provocadores dos acontecimentos.

Somos seres ativos e temos, dentro de cada um de nós, todo e qualquer recurso necessário para modificarmos nossas vidas e criarmos nosso próprio futuro.

E como podemos criar nosso futuro ? É só reconhecermos a ESSÊNCIA ADORMECIDA que temos em nosso interior e que é capaz de transformar pessoas tímidas, quietas, reservadas e frágeis em confiantes, seguras, competentes e bem-sucedidas.

Cada pessoa pode ter a capacidade da construção do futuro, decidir o que quer e obter os resultados desejados. Você é responsável pela sua mente e portanto pelos seus resultados.

Para construir o seu futuro você deve observar os seguintes princípios:

1) Assumir a responsabilidade pelo modo como sua vida é agora. Se você não assume, desperdiça o poder de ter as coisas do jeito que você quer. Nega a sua capacidade de escolher o seu futuro.

2) Tenha claro seus valores. Decida o que é importante para você. Segurança, liberdade, satisfação, alegria, sucesso, integridade, dinheiro, criatividade, relacionamento, saúde etc. Escreva e registre seus valores.

3) Liste aquilo que você quer. Tarefa nada fácil. Muitas pessoas acham simples identificar valores, mas na hora de definir o que querem não se sentem seguras.

A questão é: decidir o que quer ou aceitar o que recebe. Se você define o que quer, no mínimo terá um roteiro e dará ao universo instruções para obtenção de determinados resultados e poderá medir o seu progresso.

Defina suas metas de forma simples, específica, mensurável, significativa, realista, responsável, com tempo (data) definido, voltadas para o que você quer e como se fosse agora. Certifique-se de que aquilo que você quer é significativo para sua vida. Estabeleça algo que você pode alcançar. Escreva-as do modo que você quer e não do modo como você não quer.

4) Remova as memórias passadas não consistentes com o que você quer. Se você tem crenças que não apoiam as suas metas e objetivos, certamente não obterá o que quer. É como ter uma meta de ganhar $10,000.00 por mês e crer que dinheiro é algo ruim.

O passado pode ser uma pedra marcando o caminho ou atrapalhando. Quando existem fatos traumáticos no passado, as pessoas se escondem sob uma couraça emocional e não se mantêm no presente mas sempre reagindo àquelas memórias antigas. Portanto, remova o que está atrapalhando.

As pessoas se sentem culpadas de muitas coisas e isto as mantêm afastadas de obter o que querem. O que podemos fazer à respeito de algo que já passou ? A culpa nos impede de sermos pessoas maravilhosas. Cria inúmeras limitações. Rouba energia !

Faça um inventário de como você está agora. Qual a sua atitude em relação a tempo, dinheiro, sucesso, fracasso e poder ?

Toda vez que descobrir uma área problemática tente descobrir qual a causa do problema e remova a memória negativa do seu passado.

5) Alinhe seus pensamentos com suas metas. Onde houver pensamentos negativos acerca de suas metas ou seus progressos inverta-os. Elimine tudo que está incompleto na sua vida. Escreva tudo que está começado, mas não trabalhado; em progresso, mas não completo; quase completo, mas não concluído; e coisas que não tem conseguido começar, mudar ou parar.

Assim que acabar de listar tudo, comece a agir completando o que estiver incompleto. Lembre-se: todas as coisas incompletas furtam a sua energia e o seu poder de ter o que quer. Se puder mantenha-se completo o tempo todo.

6) Execute cada coisa a 100%. Isto torna sua vida mais cheia de sentido e mais alegre. Toda vez que você não joga a 100%, está colocando barreiras que devem ser ultrapassadas a 100% e isso o impede de ter sucesso. O universo apoia os que agem 100%.

Observe e considere a natureza do universo. Tudo funciona por causa da natureza e o modo pelo qual a nossa mente funciona. O universo é feito de pura inteligência e sua natureza básica é mental. Aquele que for capaz de reflexões internas profundas alcançará os segredos do universo. A natureza tem um propósito e suas leis estão contidas na essência das reflexões internas.

A realidade não é aquilo que você vê. Ela é vibração composta de freqüências. Toda manifestação de pensamento, emoção, razão, vontade, desejo ou qualquer estado mental, são acompanhados de vibrações. O universo é como o seu corpo. Ele lhe dará tudo que você pensar. Se você estiver em pensamentos negativos, obterá negatividade. Se os pensamentos forem positivos, terá positividade.

O universo cria tudo em dois pólos: luz e escuridão, quente e frio etc. Entre os pólos, existem muitos níveis intermediários. Nada é absolutamente bom ou mal. Pensamentos e emoções distintas podem ser transformados uns nos outros. Medo em coragem, ódio em amor etc. É só você querer.

Para mudar seu humor ou estado mental basta mudar sua vibração e energia fixando a atenção no estado desejado. Se está triste lembre-se de uma situação em que esteve alegre e feliz. Você não precisa fugir da escuridão. Basta trazer uma vela que a escuridão desaparecerá.

O universo requer equilíbrio. Tudo tem seu oposto e somos sempre recompensados pelo que fazemos. Todas as coisas estão sujeitas ao princípio da causa e efeito. O grande problema é que muitas pessoas não estão do lado da causa e sim do efeito. São pessoas às voltas com medo, culpa, ansiedade e falta de controle. As pessoas que agem estão sempre ocupadas. São agentes do mundo. Elas querem e fazem as coisas acontecerem. São ativas, criam e tomam iniciativas.

As pessoas reativas não agem até serem forçadas a reagir. Tendem a estudar tudo. São passivas e não se atiram diretamente em algum objetivo. São efeito e não causa.

Assegure-se que está preparado para agir e não apenas para estudar e reagir. Veja se está cercando-se de pessoas ativas. Trabalhe com elas e crescerá. Afaste-se de pessoas reativas, elas o puxarão para baixo.

Seja agente do universo. Entre em ação e construa o seu futuro com prosperidade. Você provoca tudo que acontece com você e a sua vida.

Tenha sempre em mente: a posse de um conhecimento, a menos que colocado em prática, é como um amontoado de metal precioso — uma coisa inútil e idiota. O universo quer que o conhecimento seja bem utilizado.

Toda prosperidade, inicialmente, é produzida pela mente humana. Antes de existir qualquer dinheiro fluindo para o negócio, havia uma idéia. Muitas pessoas parecem atrair dinheiro enquanto outras têm tanto problema com ele. Isto acontece pelo fato de terem dentro de si o que chamamos de Consciência de Prosperidade ou Consciência Deficiente.

A Consciência Deficiente inibe o fluxo do dinheiro para a vida das pessoas, enquanto a Consciência de Prosperidade faz exatamente o oposto.

Para que a consciência de prosperidade possa fluir é importante que você tenha a crença de que o universo é abundante e quer que você prospere. A questão não é trabalhar mais duro e mais tempo. Requer uma mudança no seu processo de pensar para a mente se concentrar em pensamentos prósperos.

Sem alinhamento do pensamento com o objetivo, a nossa mente é como uma lâmpada incandescente para as nossas expectativas. Crie e trabalhe com pensamentos que o auxiliem a ter o que você quer e obter suas grandes conquistas.

Tenha sempre em mente que grandes conquistas exigem sonhos grandiosos. É só reconhecer a sua ESSÊNCIA ADORMECIDA.


José Cajaíba é Consultor em Recursos Humanos com formação em Neurolinguística (Texto baseado em: Criando Seu Futuro Com Sucesso; Dr. Tad James; traduzido por Deodete Packer Vieira; Blumenau - SC - Editora EKO - 1993).

OBS: Texto adaptado da edição Nº 8 (setembro/outubro de 1997), do extinto Jornal Estágio 10.