30/12/2008

Sucesso, uma responsabilidade individual


Nem todas as pessoas estão preparadas para assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso em suas vidas. Na verdade, a maioria delas prefere culpar fatores externos pelas condições atuais em que se encontram.

Você já deve ter ouvido frases como: “Eu não tive oportunidade” , “Se meus pais tivessem me ajudado” e muitas outras. Pior que isso, são muitos ditos populares que estimulam as pessoas a continuarem sem tomar qualquer ação diferente em suas vidas, aguardando que alguma coisa nova aconteça, por exemplo: “Mais vale um pássaro na mão que dois voando” , “Melhor pingar do que secar” e “Dinheiro não traz felicidade”.

Certamente, dinheiro não é tudo em nossas vidas, mas é incoerente alguém dizer que o dinheiro é uma coisa “ruim”, ao mesmo passo em que perde horas e horas do seu dia desenvolvendo um trabalho qualquer com a finalidade de consegui-lo para se manter. Pessoas que não fazem as “pazes” com o dinheiro vivem no limite da sobrevivência e sempre encontram desculpas para justificarem sua situação.

Você já percebeu como é fácil justificar o fracasso? Pois é, se você desistir hoje de conseguir algo de bom em sua vida, hoje mesmo conseguirá explicar isso com grande facilidade a quem quer que te pergunte, e o mais incrível é a facilidade com que as pessoas tem em acreditar nos motivos que te levaram ao fracasso. Tentar explicar o sucesso continua sendo uma tarefa bem mais difícil. As pessoas costumam duvidar da capacidade dos outros como reflexo das suas próprias franquezas.

A grande diferença entre pessoas bem-sucedidas e as mal-sucedidas está justamente nesse ponto. As pessoas bem-sucedidas ou prósperas não se deixam levar pela massa. São pessoas diferentes, que carregam em si um grande censo de liderança e poder pessoal. São pessoas que conseguem influenciar o ambiente em que estão e não se deixam dominar por forças negativas. Estão sempre bem humoradas e afirmam, com atos e palavras, que sua vida é muito boa, mesmo enfrentando dificuldades. Sabem que elas são passageiras e conseguem manter a visão em seus objetivos.

Objetivo é outra coisa que não pode faltar em sua vida. Ele é mais que sonho, é real. É ele que te motiva a persistir e enfrentar os desafios. Sonhe e transforme seus sonhos em objetivos. Muitas pessoas não conseguem ver que sem objetivos não podemos fazer nada na vida.

Imagine sair de casa pela manha e pegar o primeiro ônibus que passar pela sua frente, descer em qualquer lugar, seguir para qualquer rua, sem saber aonde está indo. Me diga, onde você irá chegar?

Se você quer ter sucesso em sua vida, seja no Marketing de Rede, o que nos deixaria muito feliz, ou em qualquer outro negócio, antes precisa parar um pouco e estabelecer seus objetivos. Traçar metas a curto, médio e longo prazo, vibrar a cada nova conquista, se preparar...

Torne-se um especialista no que faz. Seja o melhor que puder, trabalhe pelo prazer em algo que goste muito e o dinheiro será uma conseqüência inevitável, pois ele vem do reconhecimento sobre o seu trabalho e dedicação.

Através de você, pessoas se sentirão motivadas e fortes a enfrentar novos desafios, isso te dará poder pessoal e muitas pessoas reconhecerão sua liderança.

Depois disso, a escolha é sua. Ninguém fará a sua parte e ela é a mais difícil. Sua parte é assumir a responsabilidade pelo seu sucesso.