13/12/2008

Inspiração e Superação



No final de 1997, o casal Jonny & Cristina Almeida sofria a sua primeira decepção no Marketing de Rede. A empresa a qual estavam associados passava por uma crise sem precedentes e não sobreviveria no mercado.

Empresários, donos de uma padaria, eram leitores assíduos do Jornal Estágio 10. Participaram da Escola de Marketing de Rede e decidiram apostar no pré-marketing de uma grande companhia americana, que prometia entrar forte no País. Investiram muito e desenvolveram uma organização considerável, mas seu esforço não foi recompensado. A empresa iniciou devagar e frustrou todas as expectativas.

Nessa época, conheceram uma empresa brasileira de vendas diretas de perfumes e cosméticos inspirados, que estava migrando para o modelo multinível. Novamente, investiram seus sonhos e capital com relativo sucesso, mas a empresa, sem mais nem menos, transformou o sistema em franquias, deixando-os com um baita prejuízo.

A decepção não foi maior que a certeza de estarem no caminho certo. Determinados a construírem um negócio acessível a todos, Jonny & Cristina juntaram-se a um grupo de empresários para montar uma operação multinível de perfumes inspirados. Durante alguns anos, foram seu principais líderes, mas condenavam algumas práticas da diretoria e entravam sempre em conflito. Não conseguiam ser felizes com aquela situação.

No segundo semestre de 2004, Jonny me telefonou para contar o que estava acontecendo e veio me visitar em São Paulo. Passamos uma tarde juntos e ele me falou do sonho de construir uma empresa diferente, onde a filosofia do negócio fosse preservada e os distribuidores respeitados, acima de tudo. Na época, ele não tinha capital, mas conhecia um fornecedor para seus produtos.

Sabendo da dificuldade que é montar uma empresa do zero (ainda mais em tempo recorde), tentei convencê-lo a buscar um acordo na companhia em que estava ou se associar a outra empresa já estabelecida, mas Jonny estava decidido. Duas semanas depois, me ligou radiante, dizendo que o fornecedor tinha "comprado" a idéia. Aquele sonho sairia do papel...

Em abril de 2005, chegava ao mercado a Inspiração Perfumes. Recebi com carinho a notícia, mas ainda estava preocupado com a decisão do meu amigo Jonny. Ao longo de todos esses anos, tinha assistido a migração de muitas redes e sabia que as perdas eram sempre significativas.

Dois, três, quatro meses... as notícias que publicávamos na Chance Network provavam o contrário. A inspiração teve um início arrasador, com muitos líderes que vieram da antiga empresa e, o que é mais impressionante, muita gente nova!

Isso também me preocupava. Sabemos o quanto é difícil manter a qualidade dos serviços e produtos diante de um momentum como esse. Teria a inspiração apacidade de sustentar tamanho crescimento? Eu conhecia o Jonny líder de rede, mas não sabia da sua condição como administrador.

Novamente, fui surpreendido. Em novembro, quando fiz o lançamento de "Multiplicando Bem-Estar" para um auditório lotado, com mais de 700 pessoas altamente motivadas, percebi que aquele sonho se materializara. O número de Qualificados, Pratas e Ouros que subiam ao palco sorridentes e emocionados era uma prova latente dos resultados.

Neste sábado, quando tive o prazer de participar da festa de seu primeiro aniversário, novamente me surpreendi. Os Qualificados se multiplicam e o palco estava pequeno para tanto Prata, Ouro e Platina. Mais que a comprovação numérica, era perceptível o brilho no olhar de cada líder que subia ao palco. Tive a certeza, enfim, de que estava diante de um fenômeno. A Inspiração veio para ficar e fazer história no mercado nacional.

Na minha palestra, não falei de números, nem de qualquer ensinamento sobre liderança... apenas contei essa história sob o meu ponto de vista e me desculpei publicamente. Não que eu duvidasse da capacidade do Jonny e da Cristina, mas eles certamente se superaram. São líderes irresistíveis e maiores do que eu imaginava, pois souberam transferir esse DNA privilegiado para suas redes com admirável competência.



Texto extraído do site pessoal do maior especialista nacional em Multinível e Venda Direta, Sérgio Buaiz: http://www.chance.com.br/sb/index.php