04/12/2008

Balanço das vendas diretas no 1º semestre de 2008



Balanço semestral das vendas diretas registra forte crescimento no número de revendedores



Com 1,88 milhão de revendedores, setor movimenta R$ 8 bi no primeiro semestre e acompanha ritmo de expansão registrado no comércio

As vendas diretas estão cada vez mais visadas. Com um contingente de cerca de 1,88 milhão de revendedores autônomos, o canal de venda acumula crescimento de 15,69%, superando com boa folga o ganho de 11,8% registrado há um ano.

De janeiro a junho deste ano, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) verificou ainda um crescimento significativo na atividade dos revendedores cadastrados, de 2,2 pontos percentuais. Do cadastro geral das empresas, 74,86% dos revendedores de fato realizaram alguma venda.

No semestre, o segmento das vendas diretas movimentou R$ 8 bilhões, ou 11% mais que no mesmo período do ano passado. O resultado acompanha o ritmo de expansão do comércio como um todo. Segundo o IBGE, o comércio apresentou um crescimento de 10,6% no primeiro semestre do ano.

Descontado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou alta de 6,1% no período, o crescimento real do volume de negócios das vendas diretas ficou em 4,7%.