27/11/2008

Auto-motivação e disciplina

Li outro dia um artigo fantástico sobre auto-motivação e disciplina de Humberto dos Santos e resolvi postá-lo aqui, para que pudessem lê-lo.

Todos sabemos que temos que estar sempre motivados, entretanto no marketing multinível temos que estar sempre motivados, pois essa motivação é que nos impulsiona, nos garante o sucesso.


Em Marketing Multinível, é extremamente importante que o indivíduo esteja sempre motivado. A auto-motivação é o combustível que irá permitir que ele continue no negócio.

De nada vão adiantar os seminários motivadores, os treinamentos, um patrocinador diligente, se você não tiver motivação própria que o mantenha no sistema.

Também será necessária uma grande dose de disciplina, para fazer você atingir suas metas. E tudo isto sozinho, pois você é, ao mesmo tempo, seu chefe e seu empregado.

Você terá de dominar seu outro “eu” quando as coisas não caminharem direito e ele soprar em seu ouvido: “desista, você não vai conseguir”. Terá que se lembrar do que disse um dia Henry Ford: “Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”.

Programe sua mente
Henry Ford também dizia: “Se você pensa que pode, ou pensa que não pode, você estará sempre certo”. Na realidade, o que Ford queria dizer é o mesmo que dizem os modernos motivadores, ou seja, todos nós podemos mudar a realidade de nossas vidas mudando a nossa maneira de pensar. Basta programarmos nossa mente subconsciente com palavras e frases de conteúdo positivo.

Experimente dizer diariamente a seguinte frase: “Eu posso, eu sou capaz, eu vou conseguir atingir minhas metas”. Você se surpreenderá com as mudanças que ocorrerão em seu comportamento. Ou então seja mais específico, dizendo em voz alta: “Vou atingir o nível X da minha rede em tantos meses”. Seu subconsciente começará a ficar programado para que, na data marcada, você atinja aquele nível.

Não dê ouvido aos derrotados
As pessoas mal-sucedidas, que se acostumaram com uma situação desconfortável na vida, detestam qualquer movimento em direção ao sucesso. Sempre que vêem alguém fazendo algo para melhorar na vida, logo passam a atacar aquilo que lhes incomoda. Dizem que este negócio de MLM é uma furada, que você não vai conseguir nada, que é melhor um emprego certo do que uma miragem de riqueza, etc, etc.

Se você é novato em MLM, ou se está tentando desenvolver seu negócio e não está tendo resultados a curto prazo, não esmoreça. Lembre-se que o sucesso só vem com o tempo.

Aprenda a ter paciência. E quando chegar lá, não menospreze aqueles que o criticaram. Mostre a eles sua oportunidade, pois vendo o seu sucesso será mais fácil patrociná-los.

Aprenda a superar as dificuldades
Nada é fácil. Precisamos aprender a conviver com altos e baixos. Tire proveito de ocasiões adversas e aprenda a superá-las. Faça do limão uma limonada.

Quando a onda de pessimismo passar, você estará mais preparado para o sucesso. A cada novo obstáculo, você o enfrentará com resolução e com a certeza de que irá vencê-lo.

Lembre-se que, depois de uma fase ruim, algo de bom terá de acontecer. Ou como o dito popular: “Depois da tempestade vem a bonança”.

Enfrente seus medos
Um famoso pensador disse que a melhor maneira de vencermos o medo é enfrentando-o.

Se você correr quando tiver medo, vai se comportar como a criança que chora porque a luz do quarto está apagada na hora de dormir. Se surgir um problema encare-o de frente. Você verá que o bicho não é tão feio como pintam.

A maioria das pessoas se preocupa com coisas que não aconteceram ainda. Olhe para o presente e esqueça os problemas do futuro.

Não pense nas contas a pagar; pense em ganhar dinheiro para pagá-las. Não pense que é jovem demais e que não conseguirá fazer tal tarefa. Mozart compôs sua primeira peça musical aos cinco anos de idade. Também não pense que está velho. Você sabe quando irá morrer? John Kennedy dizia que “o pior dos medos é o medo de nós mesmos”.

Siga planos de trabalho
Estabeleça uma meta e siga-a por mais difícil que isto possa parecer. Marque no calendário quando você irá atingir o plano estabelecido. Se você quer patrocinar 120 pessoas em linha direta, em um ano, divida este número por 12, para ter uma meta mensal. Estabeleça, então, como tarefa diária falar com 2 pessoas sobre o seu negócio; serão 60 em um mês. As chances de você patrocinar os 10 serão maiores, atingindo sua meta anual. Você se surpreenderá com os números, não ficará preocupado e irá atingir, ao final, a meta traçada.

Se você persistir em seu intento o máximo que poderá acontecer é não realizá-lo; e se você não tentar, daqui a um ano estará no mesmo lugar.


** Humberto dos Santos, Economista, é especialista em Marketing Multinível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário