21/07/2010

Você Sabe o Seu Valor?

Saiba o quanto você vale
Por Sigmar Sabin.
Alguma vez você parou para analisar qual é seu valor?
Não estou me referindo a valores éticos e morais. Mas seu valor monetário, medido em dinheiro, pelo que você faz, representa para o mundo e a sociedade, seu conhecimento.
Se você tivesse que estabelecer um preço. Não pela sua vida. Isso eu sei e concordo que não tem preço. Mas pelo conhecimento que adquiriu durante sua vida. Por aquilo que seu conhecimento, sua experiência de vida e profissional, suas habilidades e competências podem agregar a uma organização, seja com um trabalho meramente braçal, seu trabalho intelectual, suas ideias, planos e projetos.
Ah eu sei que é difícil.
Então, analise esta situação comigo!
Eu estava numa sala de espera para uma reunião numa empresa, quando encontrei um dos atuais executivos da empresa, que no passado já fora colega de trabalho numa organização.
Após cumprimentos, comentários corriqueiros, como: "Quanto tempo?", "O que anda fazendo?" "Como está a família?" etc.
Quando falei que leciono numa faculdade, atuo como instrutor no SENAC. Realizo consultoria, treinamentos empresarias e palestras.
Os olhos desse "amigo" até brilharam, já com uma pergunta pronta: Faz palestras? Em que área?
- Motivação, Superação de Limites, Mudanças Pessoais, Vendas, Marketing, etc, etc.
- Bom Saber disso! Então você poderia fazer uma palestra aqui na empresa!
- Sim, claro, será um prazer! Vamos definir os objetivos e um tema, uma agenda e eu lhe passo a proposta para aprovação e fechamos o contrato.
- Ah, mas você vai querer me cobrar para fazer uma palestra aqui na empresa?
- Lógico. Afinal de contas este é meu trabalho. Eu vivo disso hoje!
- Hum, ai não sei se a diretoria vai aprovar.
- Entendo! Podemos trocar, por produtos da sua empresa. Eu necessito de uns três Notebooks, de ultima geração que vocês vendem aqui. Você não vai cobar por eles, certo?
- Claro que sim. Não podemos fazer uma doação assim, sem que seja algo que nos dê pelo menos um retorno na área de responsabilidade social. E tem que fazer parte do nosso plano de Marketing.
- Entendi! Então pense. Meu trabalho e conhecimento podem ser disponibilizados para sua empresa, para ajudar a plantar uma semente de motivação nos seus colaboradores gratuitamente. Ajudar toda uma empresa vender mais.
Mas os seus produtos tem que trazer algum retorno, mesmo que seja institucional. Qual a diferença?
... Um longo silêncio... A conversa mudou de rumo...
Bom, eu quis contar este rápido episódio, para mostrar, quanto é importante você também ter noção de seu valor, do preço do seu trabalho, do seu conhecimento, sua experiência acumulada.
A resposta, dada nesse diálogo, foi inspirada numa pequena parábola que há anos circula na internet, que agora compartilho com você:
Certa vez um famoso conferencista começou um seminário segurando uma nota de 20 dólares. Numa sala com 200 pessoas, ele perguntou:
– Quem quer esta nota de 20 dólares?
Mãos começavam a erguer-se quando ele disse:
– Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto. Então, ele amassou a nota. E perguntou outra vez:
– Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas.
– Bom! E se eu fizer isto? Disse ele. Deixando a nota cair, pisou nela e começou a esfregá-la contra o chão.
Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:
– E agora? Quem ainda quer esta nota?
Todas as mãos permaneceram erguidas.
– Meus amigos, todos devemos aprender esta lição: não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não perde o valor. Ela sempre valerá 20 dólares.
E continuou:
– Pois é! Essa situação também se dá conosco.
Muitas vezes, em sua vida, você é amassado, pisoteado e poderá ficar sujo por decisões que tomou ou pelas circunstâncias que vêm em seus caminhos. E, assim, poderá até ficar se sentindo desvalorizado, sem importância.
– Porém, creia, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderá seu valor. Quer você esteja sujo, quer esteja limpo, quer amassado ou inteiro, nada disso altera a sua importância, seu próprio valor.
Pense nisso...
Deus abençoe sua vida


André e Simone 

Nenhum comentário:

Postar um comentário