11/11/2009

Empreendedor


"Ser humilde com os superiores é uma obrigação,
com os colegas é uma cortesia,
com os inferiores é uma nobreza".

Benjamin Franklin


Empreendedor: Lição Básica
Por Carlos Alberto de Faria

É frequente me solicitarem informações sobre se tal tipo de empreendimento tem condições de sucesso. Se este ou aquele empreendimento tem mercado. Ou se tal tipo de empresa tem riscos?

Essas pessoas, algumas sinceras, outras angustiadas, colocam em “minha opinião” uma carga que eu não posso assumir, nem ninguém honesto e humano poderá assumir...

Todo empreendimento envolve riscos, e não há como saber, de antemão, o que dará certo ou errado. E dependem também, fortemente, do mercado em que atuarão...

Hoje trataremos de dois assuntos básicos e essenciais do empreendedorismo: servir e riscos.

Um primeiro detalhe básico, que muitos se esquecem, inclusive pouco comentado na maioria das publicações sobre empreendedorismo:

- Você, sim você, você que quer se tornar um empreendedor, você gosta de servir?

Não importa o que seu empreendimento venha a fazer, e até independentemente do que a sua empresa venha a fazer, seu empreendimento somente será um sucesso se tiver clientes.

Para ter clientes você precisa saber se relacionar muito bem com pessoas. E mais do que isso, servi-las. Ou você servirá pessoas, ou terá que arranjar alguém que faça isso, muito bem feito, por você.

O que traz lucro para a sua empresa chama-se cliente. E cliente só compra, e volta a comprar, se for muito bem atendido, se for encantado. Satisfazer o cliente não basta! Então ou você serve muito bem o seu cliente, ou ele irá para um seu concorrente que o faça.

Existe outra opção: não atender muito bem o seu cliente e a sua empresa não alcança o sucesso. Mas nenhum empreendedor gosta desta opção. Poucos percebem da necessidade inescapável de atender muito bem o seu cliente, SEMPRE. Só se atende muito bem sabendo-se servir.


O segundo detalhe básico é que não há empreendimento sem riscos. O que você pode fazer é minimizar os riscos, mas jamais vai conseguir eliminá-los. Não há nenhuma maneira conhecida de eliminar todos os riscos associados ao início de um empreendimento. No entanto, você pode melhorar suas chances de sucesso com um bom planejamento e preparação.

O planejamento é nada mais nada menos do que a sua tentativa de minimizar os riscos, analisando o seu mercado, os seus possíveis clientes, verificando o que os concorrentes fazem e propondo ações que conduzam sua empresa a entrar na competição do mercado para:
  • primeiro disputar, entrando na competição,
  • depois ganhar a competição e, por fim, o mais difícil,
  • - manter-se na dianteira.

Planejar não elimina o risco, diminui o risco. O risco existe em todos e quaisquer empreendimentos.

Quanto à preparação, um bom começo é avaliar seus pontos fortes e pontos fracos, como proprietário e gerente do seu empreendimento.

Considere cada uma das perguntas abaixo, pois ela podem envolver a preparação da sua pessoa para o seu empreendimento, para o sucesso que você tanto almeja.

Você tem o apoio da sua família?
Os primeiros anos de uma empresa podem ser difíceis e isso pode afetar muito a sua vida familiar. Você pode ter dificuldades financeiras e colocar em risco os bens da sua família. A sua parceria familiar sabe disso e está fechada com você?

Você tem iniciativa?
Caberá a você, e tão somente a você - não a alguém dizendo algo a você - para fulano fazer isso e sicrana fazer aquilo outro. Empregado e empregador assumem papéis diferentes.

Você terá que organizar o seu tempo, desenvolver projetos e acompanhar, a cada instante, se o que está sendo feito é o que você imaginou no seu planejamento.

Você sabe conviver bem com a diversidade? Você aceita aqueles que são diferentes de você?
Empresários precisam desenvolver relações de trabalho com uma variedade de pessoas, incluindo clientes, fornecedores, empregados e demais profissionais, como advogados, contadores e consultores.

Você é um bom negociador? Você é flexível?
Aparecerão na sua jornada clientes exigentes, fornecedores não confiáveis e empregados aproveitadores, que não estarão nem um pouco preocupados com o sucesso do seu negócio.

Você sabe tomar decisões? Você sabe conviver com decisões que podem não ter sido as melhores?
Os empreendedores, frequentemente, são obrigados a tomar decisões, muitas vezes sob pressão, e sem todos os dados em mãos. Você pode decidir, e decidir errado. Você falhará, mas aprenda sempre!

O sucesso do seu empreendimento depende muito de quem você é.

Fonte:* Merkatus

* Visite http://www.merkatus.com.br, onde você encontrará outros artigos e materiais sobre o como obter mais e melhores clientes, para o negócio de consultores, profissionais liberais, empreendedores, empresários, gerentes e proprietários de pequenas e médias empresas de serviço.

Pense nisso
Deus abençoe sua vida.

André e Simone Calamita
http://www.recrutafacil.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário