13/10/2009

Uma questão de foco


Onde conseguir aquilo que mais desejamos na vida é uma questão de Foco. Onde concentramos nossa atenção, recursos e atividades determina que resultados obtemos.

Embora nós instintivamente sabemos que isso é verdade, nem sempre focamos naquilo que mais desejamos. Todos os dias o desafio em nossas vidas freqüentemente nos leva a outros destinos. Assim como um barco no oceano, quando navegamos através de uma forte tempestade, é fundamental que permaneçamos firmemente ao leme para garantir que não chegaremos a um destino indesejado.

O vento da vida pode ser brutal e às vezes chega à força de um furacão. Por este motivo, é comum perder o foco. Um exercício simples e poderoso é anotar cada uma das nossas atividades e o tempo que cada uma toma durante o curso de um dia típico. Quando analisamos os resultados, percebemos nosso tempo desaparece frequentemente em atividades que não têm nada a ver com os nossos objetivos.

A maioria de nós é muito clara sobre o que queremos na vida. No entanto, quando consideramos o que fazemos, isso nem sempre coincide com o que nós desejamos. Neste caso, nós podemos mudar nosso foco e, assim, mudar os nossos resultados.

Sentar e nos concentrar em um objetivo específico não é nada fácil. Entre as demandas de nossa família, nosso trabalho e outros, como é possível concentrar a atenção em apenas uma coisa?

A mesma tecnologia que tem sido responsável pelo aumento da produtividade pessoal e organizacional agora pode ser um obstáculo, quando chega o momento de se concentrar em uma atividade específica. Durante todo o dia recebemos mensagens de texto, telefonemas, mensagens do MSN Messenger, um pedido de amizade de alguém no Facebook, um telefonema inesperado a respeito de um pagamento e tantas outras distrações.

Se não formos cuidadosos, todo o tempo é gasto para satisfazer a demanda dos outros. Embora muitas destas atividades trazem prazer e nossa capacidade de comunicar com os outros em qualquer momento é incrível, é importante perguntar: “A que custo?”

Quando estamos concentrados na satisfação das necessidades de um cliente em particular, geralmente somos bem sucedidos. Quando estamos concentrados na atividade física, vemos os resultados na nossa perseverança e na nossa energia. Quando estamos concentrados em cortejar uma pessoa em quem estamos interessados, nós ganhamos sua atenção. Quando nos concentramos em qualquer atividade, fazemos grandes passos para a sua conclusão.

Não é vida ou outras pessoas que estão no caminho daquilo que mais desejamos. Pelo contrário, é uma falta de foco para dedicar o tempo necessário à sua realização. Na próxima vez que sentirmos a vida escorregar através dos nossos dedos como a areia do tempo, podemos desligar o celular, fechar o nosso e-mail e sair do Messenger. Ao nos mantermos firmes no leme da vida e na ação que conduz o nosso próprio caminho, podemos alcançar aquilo que mais desejamos, porque é tudo Uma Questão de Foco.


Pense nisso
Deus abençoe sua vida

André e Simone Calamita

Nenhum comentário:

Postar um comentário