20/10/2009

Qual Sua Vantagem Nisso ?

Contam que...

...um senhor de idade avançada estava cuidando da planta com todo o carinho, quando um jovem aproximou-se dele e perguntou:

Que planta é esta que o senhor está cuidando ?

É uma jabuticabeira - respondeu o senhor.

E ela demora quanto tempo para dar frutos ?

Pelo menos uns 15 anos - informou o senhor.

E o senhor espera viver tanto tempo assim ? Indagou irônico o rapaz.

Não, não creio que viva mais tanto tempo, pois já estou no fim da minha jornada - disse o ancião.

Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?

Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...

Esta parábola é muito interessante para refletirmos no fazer o presente pensando no futuro.

Como você vê o seu presente?
Um emaranhado de prazos e clientes cobrando soluções?
Você quer um futuro mais promissor de trabalho e rentabilidade?

Não se trata de promessas. A ideia é resolver o que precisa ser resolvido agora e planejar o futuro.

Você não pode parar de fazer os prazos para planejar. Mas, pode planejar depois de fazer os prazos. Pode passar para alguém os prazos ou petições de andamento para ter mais tempo de planejamento.

Ah! Entendi. Você trabalha sozinho ou sua equipe não é hábil para que se deleguem estas tarefas.

Bem, neste caso, só sobrou você. Mãos a obra. Chega de sábados e domingos.

O momento é de você assumir a rédea da situação.

Você deve ter momentos de lazer, contudo muitos deles podem ser privados por um tempo (e não como rotina ou eternamente) para planejamento.

O planejamento é fundamental!

Se você quer se destacar, então é tempo de:

  • Planejar,
  • Começar a executar,
  • E principalmente corrigir. Ou seja, Planeje seu crescimento.
  • Execute atitudes concretas, por menores que sejam.
  • Corrija eventuais falhas.
  • Livre-se de pessoas ao seu redor que não compartilhem o seu sonho ou não saibam trabalhar.

Se você quer plantar jabuticabeiras, deve entender que primeiro deve revolver a terra, aduba-la, plantar e depois regar.

No escritório vale a mesma regra:

Mude as pessoas que não servem (revolver a terra);
Coloque pessoas comprometidas com o seu negócio (adube);
Coloque o planejamento em execução (plante);
Verifique e corrija o planejado (regue);

Depois de tudo feito, responda a pergunta original: Qual a sua vantagem nisto?

A resposta é o balizador das tuas decisões.

Por Gustavo Rocha - Colunista e
Consultor nas áreas de Gestão, Tecnologia e Qualidade

Pense nisso!
Deus abençoe

André e Simone Calamita
http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi

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