03/07/2009

O Erro é não Perguntar o que Motiva

Excelente artigo de Gilclér Regina. Leia-o!


O Erro É Não Perguntar o que Motiva


O erro primário que as empresas costumam cometer é não perguntar o que motiva.

Nos planos de incentivo oferecem bens materiais para quem gostaria de uma viagem e oferecem uma viagem para quem têm carência de bens materiais em casa.


As organizações se atropelam por não fazer uma coisa básica, a lição de casa: perguntar o que motiva!


A motivação pessoal e profissional tem sido o grande desafio dos líderes das maiores organizações e manter uma equipe motivada seguramente faz parte das cinco maiores estratégias aplicadas no mundo empresarial, seja do mercado público ou privado.


Trabalhar a motivação é perceber que as coisas que não vemos são muito mais poderosas do que as que vemos. O que está embaixo do solo gera o que está acima dele. É o invisível que produz o visível. É este invisível que temos que trabalhar, ou seja, entender o que motiva verdadeiramente as pessoas e o caminho mais fácil ainda é o diálogo.


O ser humano é 90% adaptação e esta só irá acontecer se ele estiver 100% motivado.

Não basta estar no lugar certo, na hora certa. Você tem que ser a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Vivemos num mundo onde a motivação faz a grande diferença. Essa sutil diferença encontra-se na lei de causa e efeito onde tudo é resultado seja dinheiro, riqueza, saúde, doença e até o peso corporal das pessoas.


Motivar para fazer é a estratégia. Você se esquece daquilo que ouve, se lembra daquilo que vê, mas entende aquilo que faz. O sucesso é de quem faz, isto é, de quem coloca suas idéias em prática.


Quando uma pessoa vence metas, conquista resultados e supera desafios, ela libera uma carga de adrenalina e essa energia a faz se sentir importante e esse sentimento de utilidade é levado para a vida pessoal.


A motivação do ser humano é justamente aquela que o faz buscar um melhor sentido da vida, melhores condições para sua família, para seu bem estar e isso está intimamente ligado a sua condição profissional.


O reflexo na equipe é imediato. As pessoas tem uma auto estima acima da média, sentem-se com mais saúde, grande motivação para viver, um enorme prazer pelos resultados e um gosto indescritível pela missão cumprida.


Pense nisso e um forte abraço!
Deus vos abençoe grandemente

André e Simone Calamita
http://www.recrutafacil.com/andreesi
http://calamita.worpdress.com
http://tempodeconquistar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário