24/07/2009

O Arco, A Fecha e o Alvo

Queridos leitores, hoje lemos um livro de Paulo Coelho, " O Caminho do Arco" e queremos compartilhar fragmentos deste com vocês. Quem não leu ainda, vai gostar! Boa leitura!


O ARCO

O arco é a vida: dele vem toda a energia.
A flecha irá partir um dia.

O alvo está longe
.

Mas o arco permanecerá sempre com você, e é preciso saber cuida-lo. Precisa de períodos de inação – um arco que sempre está armado, em estado de tensão, perde sua potência. Portanto, deixe-o repousar, recuperar sua firmeza: assim, quando você esticar a corda, ele estará contente e com sua força intacta.

O arco não tem consciência: ele é um prolongamento da mão e do desejo do arqueiro. Serve para matar ou para meditar. Portanto, seja sempre claro em suas intenções.

Um arco tem flexibilidade, mas também tem um limite. Um esforço além da sua capacidade irá quebra- lo, ou deixar exausta a mão que o segura. Portanto, procure estar em harmonia com o seu instrumento,e não exigir mais do que ele pode lhe dar. Um arco está repousando ou estendido na mão do arqueiro: mas a mão é apenas o lugar onde todos os músculos do corpo, todas as intenções daquele que atira, todo o esforço para o tiro está concentrado.

Portanto, para manter com elegância o arco aberto, faça com que cada parte dê apenas o necessário, e não disperse suas energias. Assim, você poderá disparar muitas flechas sem se cansar.

Para entender seu arco, ele precisa passar a fazer parte do seu braço, e ser uma extensão do seu pensamento.

A FLECHA

A flecha é o intento.

É o que une a força do arco com o centro do alvo.
O intento tem que ser cristalino, reto, bem equilibrado.


Uma vez que ela parte, não voltará, então é melhor interromper um tiro – porque os movimentos que o levaram até ele não estavam precisos e corretos – do que agir de qualquer maneira, só porque o arco já estava retesado e o alvo estava esperando.

Mas jamais deixe de soltar a flecha se a única coisa que o paralisa é o medo de errar. Se fizer os movimentos corretos, abra sua mão e solte a corda. Mesmo que ela não atinja o alvo, você saberá corrigir sua pontaria da próxima vez.

Se não arriscar, jamais saberá quais as mudanças que eram necessárias. Cada flecha deixa em seu coração uma lembrança – e é a soma destas lembranças que o fará disparar cada vez melhor.

O ALVO
O alvo é o objetivo a ser alcançado.

Foi escolhido pelo arqueiro, mas está distante, e não podemos jamais culpa-lo quando não é atingido. Nisso reside a beleza do caminho do arco: você não pode jamais desculpar-se, dizendo que o adversário era mais forte.

Foi você que escolheu seu alvo, e é responsável por ele.

O alvo pode ser maior, menor, estar a direita ou a esquerda, mas você tem que sempre colocar-se diante dele, respeita-lo, e fazer com que ele se aproxime mentalmente.

Só quando ele estiver na ponta de sua flecha, é que você deve soltar a corda. Se você olhar o alvo como inimigo, poderá até mesmo acertar o seu tiro, mas não conseguirá melhorar nada em você mesmo. Passará sua vida tentando colocar apenas uma flecha no centro de uma coisa de papel ou madeira, o que é absolutamente inútil. E quando estiver com outras pessoas, viverá reclamando que não faz nada de interessante.

Por isso, você precisa escolher seu alvo, dar o melhor de si para atingi- lo, e sempre olha- lo com respeito e dignidade: precisa saber o que o que ele significa, e quanto custou do seu esforço, do seu treinamento, da sua intuição.

Ao olhar o alvo, não se concentre apenas nele, mas em tudo que acontece ao seu redor: porque a flecha, ao ser disparada, irá encontrar-se com fatores que você não conta, como o vento, o peso, a distancia.

Você tem que entender o alvo. Precisa perguntar constantemente: “se eu sou o alvo, onde estou? Como gostaria de ser atingido, de modo a dar ao arqueiro a honra que ele merece?”

Porque um alvo só existe na medida em que o arqueiro existe. O que justifica a sua existência é o desejo do arqueiro de atingi-lo - ou ele seria uma coisa morta, um pedaço de papel ou madeira, em que ninguém prestaria atenção.

Assim, da mesma maneira que a flecha busca o alvo, o alvo também busca a flecha, porque é ela que dá sentido a sua existência: já não é mais o papel, mas o centro do mundo de um arqueiro.


Grande abraço
Sucesso e que Deus vos abençoe!


André e Simone Calamita

http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário