15/07/2009

Como se Automotivar

Excelente artigo..."Como se Automotivar" por Wagner Campos.


Primeiramente vamos compreender um pouco melhor a diferença entre motivação e automotivação. Conforme descrevi em meu artigo intitulado “Motivação ou Automotivação?” e também em sua versão ampliada “Motivação ou Automotivação? A escolha é sua!”, a diferença entre motivação e automotivação ficou explicitada em uma simples frase: "motivar é mover e automotivar é avançar".

Para entender melhor, vamos imaginar uma roda d´água. Este equipamento secular foi desenvolvido para que, através da força da queda da água (desviada) sobre suas pás fizesse com que ela girasse, produzindo força suficiente para moer grãos, gerando energia ou mesmo bombear a água para outros locais etc.

A roda d´água é como uma pessoa que está sendo motivada, ou seja, precisa de uma força externa (força da água) para que possa se movimentar e realizar a tarefa para a qual foi desenvolvida.

Poderíamos comparar a pessoa automotivada a um rio, seja pequeno, grande, largo ou estreito, pois sempre poderá proporcionar auxílio aos que precisarem dele. Mesmo tendo sua origem em uma pequena nascente acredita na possibilidade de crescer e percorre todo o trajeto, aumentando, vencendo grandes distâncias, sofrendo durante as secas, evoluindo no período das enchentes, mas sempre disposto a oferecer alimento, transporte, vida e possibilidade de desenvolvimento àqueles que necessitarem dele.

Como então, podemos nos manter automotivados?

Acreditando em nosso potencial e habilidades. Criando oportunidades de melhoria para nosso sucesso profissional e de todos que estão a nossa volta. Acreditar no próprio sucesso é se presentear com a esperança e alimentar sua determinação.

Realizando um excelente planejamento das atividades e projetos durante todas as experiências adquiridas, e saber que erros poderão ocorrer, mas não serão responsáveis pela desistência e sim por novas formas de aprendizado. Correr riscos planejados faz parte de nosso aprendizado e errar eventualmente é saudável para que possamos descobrir diferentes formas de fazer ainda melhor.

Fazer o que se gosta, seja em forma de lazer ou trabalho, aceitar que possui defeitos que poderão ser minimizados mas também reconhecer as excelentes qualidades, muitas vezes desconhecidas por você mesmo. O êxito profissional nos motiva a continuar buscando maiores desafios, realizações e dividir as vitórias com aqueles que reconhecem nosso valor.

Identificar, compreender e respeitar as diferenças entre as pessoas com as quais se relaciona e construir assim um relacionamento agradável e flexível. A satisfação existente em um relacionamento nos motiva a manter a alegria e bem estar e a querer conviver com mais pessoas para poder contagiá-las positivamente e transformar suas vidas.

Para manter sua automotivação permanente, você precisa então ser como um rio. Ter determinação, saber muito bem aonde pretende chegar e ter força e disposição para avançar permanentemente e mover muitas rodas d´àgua.

Sucesso e Deus abençoe à todos!

André e Simone Calamita

http://calamita.wordpress.com
http://www.recrutafacil.com/andreesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário