06/03/2009

Marketing de Rede é Coaching

por Sergio Buaiz

Em todas as empresas, liderança é fundamental. São os líderes que definem o sucesso ou o fracasso de uma organização. No Marketing de Rede, essa relação é ainda mais profunda: sem liderança, não existe organização.

O distribuidor é independente, não cumpre horários, nem tem obrigações. Não existe chefe, superior ou risco de desemprego, para colocar um pouco de pressão e fazê-lo agir, quando a vontade de ficar em casa vendo TV fala mais alto. Por isso, não se trata de vender melhor, comunicar melhor ou administrar melhor. O sucesso de um negócio em Marketing de Rede só pode ser alcançado por uma liderança exemplar.

O exemplo é determinante, pois a organização de um líder é seu espelho. O que fizer de certo ou errado será copiado pela maioria, definindo o que eu chamo de DNA. Sim, as atitudes do líder constituem o DNA da sua rede, que seguirá o mesmo padrão.

Se o líder está sempre presente nos eventos, usa os produtos e serviços do seu negócio, investe no auto-desenvolvimento, é positivo, proativo e disciplinado, boa parte da sua rede seguirá seus passos. Por outro lado, se for desorganizado, mentiroso ou negativo, transmitirá o mesmo modelo de fracasso para seus descendentes.

Em última instância, se o líder for individualista e quiser fazer tudo do seu jeito, sem respeitar o padrão testado e aprovado por sua linha ascendente, dificilmente será seguido. É mais provável que todos os seus descendentes dupliquem o mesmo “padrão” de rebeldia, inventando estratégias que podem dar certo ou não. De qualquer modo, perde-se o alinhamento e a confiança, elementos fundamentais para qualquer trabalho em equipe. Por isso, o exemplo de humildade é essencial. A única forma de fazer com que todos da sua equipe sigam um padrão, é ser humilde. Aceitar que seus líderes ascendentes sabem um pouco mais do que você sobre esse negócio.

Até aqui, nenhuma novidade. Em todo treinamento sobre Marketing de Rede, fala- se em exemplo. Há décadas funciona assim. E continua funcionando até hoje. Porém, da mesma forma que a liderança dentro das corporações evolui, é importante que a liderança do campo, especialmente no Marketing de Rede, evolua também.

Hoje, é impossível falar de liderança sem falar em coaching. Muita gente ainda não compreende bem essa “novidade”, mas ela tem tudo a ver com a liderança que se aplica ao Marketing de Rede. Coaching significa “treinar”, preparar, estimular, motivar o outro a se desenvolver continuamente, na direção correta. Mais que isso, coaching é acompanhamento, é ajudar o outro a descobrir seus valores, talentos e estabelecer seus próprios horizontes. É acompanhá-lo na prática, estimulando o seu crescimento e satisfação. Em outras palavras, “fazer o outro se mover passo-a-passo, na direção de suas realizações”.

Por isso, eu digo: Marketing de Rede é fundamentalmente coaching!

Mesmo que você seja o melhor exemplo do mundo, se o seu distribuidor não tiver objetivos claramente definidos, não perceber que pode alcançá-los, que está evoluindo e que você quer ajudá-lo, sinceramente, a chegar lá, desistirá diante do próximo obstáculo.

Motivação, vendas e resultados financeiros podem adiar a desistência, servindo para ganhar tempo e gerar volume, mas somente através do coaching, é possível obter um comprometimento do distribuidor com a oportunidade e com seus líderes, de forma duradoura. É o relacionamento estreito de confiança e companheirismo que faz o seu distribuidor ser fiel a você e à companhia.

Somente o coaching é capaz de formar novos líderes.

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