10/03/2009

A Busca pelo Líder no Marketing Multinível


No Marketing Multinível, seu patrocinador direto e as demais pessoas que compõem sua linha ascendente têm o papel fundamental de orientá-lo no curso das atividades. Crescer um grupo e obter sucesso sem este apoio é possível, porém é o mesmo que aventurar-se em qualquer outro negócio sem o conhecimento técnico de especialistas.

Sempre que alguém deseja abrir uma loja de roupas, um restaurante ou mesmo um consultório médico, não o faz sozinho. Além do conhecimento do negócio são necessários contadores, administradores, advogados e, dependendo da atividade, vários outros profissionais para orientá-lo no início de seus negócios. Começar um empreendimento sem este suporte ou tendo apenas o conselho de amigos, é correr o sério risco de fracassar logo nos primeiros meses de trabalho. E isto também vale quando falamos em Marketing Multinível !

A questão aqui para quem está iniciando é: em quem você vai se espelhar para ter sucesso? Quem são os especialistas que você deve buscar ? Naturalmente devem ser pessoas que estão desenvolvendo um trabalho dentro da empresa que você escolheu para trabalhar, consultores neste negócio é o mesmo que pedir para um especialista em carros de Formula 1 correr de verdade com um carro de Formula 1. Ele até conhece muitas coisas, mas a prática é outra...

Dentro da sua companhia e da sua linha ascendente, existem várias pessoas, de diferentes formações e graus de comprometimento em relação a este negócio. Algumas destas pessoas desenvolvem o trabalho com profissionalismo, outras são aprendizes e infelizmente a maioria simplesmente ignora as leis que regem o sucesso neste negócio.

O seu patrocinador, por exemplo, pode estar muito bem intencionado, mas se ainda estiver galgando os primeiros degraus do negócio, não passa de um aprendiz. Mesmo que ele seja graduado em Administração de Empresas, com MBA em Marketing Internacional, no Marketing de Rede é apenas um estagiário em fase de adaptação !

Isto não significa que ele não possa ajudá-lo a começar, principalmente se teve a mente aberta e humildade para aprender os primeiros passos. Entretanto, para questões mais aprofundadas do seu negócio, nada melhor que seguir um especialista.

Quem são os "especialistas" que podem te ajudar?

O melhor especialista que você pode encontrar é o líder da sua companhia de marketing de rede que já alcançou os resultados que você quer alcançar. Mas só isto não basta, há líderes antiéticos, interesseiros e imaturos que conseguem resultados que inevitavelmente não são duradouros, mas estas características ruins acabam sendo disfarçadas por algum tempo, pois apenas o seu "bom" resultado é edificado nos eventos ou revistas da companhia e não fica fácil de perceber mesmo numa conversa pessoal. O que no entanto esse líder não consegue disfarçar são as coisas que faz e seu grupo copia.

Se ele é um líder antiético que costuma assediar pessoas de outros grupos, se ele é um líder interesseiro que costuma ajudar só aqueles que lhe dão lucro, e é imaturo fazendo os outros trabalharem apenas na base da pressão, tudo isso se reflete em seu grupo, pois é o princípio da duplicação que funciona neste negócio. As principais características ruins do líder também serão refletidas na maioria dos membros do grupo pois é isto que ele atrai.

A grande sacada para analisar o verdadeiro perfil do líder é analisar o perfil das pessoas que formam o seu grupo. Normalmente as pessoas, principalmente aqueles que são os líderes em formação dentro deste grupo tem o mesmo perfil do líder do grupo. E como você acha que seria o ambiente, as relações entre os grupos com pessoas com este perfil? Conversando com pessoas deste grupo é assim que as coisas verdadeiras começam a aparecer.

Portanto busque o líder que reflete os resultados a as características que deseja em seu grupo. Liderança é tudo neste negócio. A única forma de construir uma real liberdade financeira é formar novos líderes em sua organização, se desenvolvendo como seres humanos melhores, com ética, respeito, profissionalismo e ganhando cada vez mais dinheiro.

Para liderar uma grande organização sólida e fiel, você deve conquistar a admiração das pessoas, e não o repúdio. Este é um negócio de relações humanas, e não de dinheiro pelo dinheiro.

Um verdadeiro líder jamais faria Marketing Multinível apenas para ficar rico. Ele quer ser feliz, ao lado da esposa e dos filhos. Quer ter um trabalho flexível, que lhe permita dedicar algumas horas semanais para seu hobby e se encontrar com os amigos.

O verdadeiro líder quer ter um bom carro e uma boa casa, mas não está preocupado que seja o carro mais caro do mundo. Antes do que isto quer é ter paz de espírito e se sentir bem perante as outras pessoas. Quer que a sua rede admire pelo seu exemplo, por ser alguém que realmente as ajuda a alcançarem o que desejam... e assim elas nunca mais vão se afastar dele.

É claro que um bom líder desenvolveu algumas características admiráveis que foram aperfeiçoando o seu perfil, como por exemplo: Espírito de Equipe, Capacidade de Aprender e Ensinar, Visão Positiva, Comprometimento de Longo Prazo, Couraça de Rinoceronte, Entusiasmo, Garra e Perseverança Inquebrantável. Se você não tiver nenhuma destas características, não se desespere. Cada uma delas pode ser conseguida mediante um esforço consciencioso.

Por isso, tão importante quanto a empresa, são as lideranças a serem seguidas. Procure dentro de sua companhia um líder que reflita as características que você quer ter e que você admire.

No próximo post vocês conhecerão os princípios básicos para iniciar o seu negócio corretamente.


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