09/02/2009

Você sabe tomar decisões?

O processo de decisão não é tão simples e comum como talvez imaginávamos. Vivenciamos diversos vícios; cometemos inúmeras gafes praticamente imperceptíveis e chegamos a adotar muitos caminhos errados no que diz respeito às decisões que tomamos no nosso dia-a-dia, até mesmo estando completamente confiantes de terem sido as melhores decisões a tomar.

No ambiente empresarial, sem a menor sombra de dúvidas, está mais do que claro que para termos um bom andamento dos processos gerenciais será preciso desenvolver ao máximo nossa capacidade de tomada de decisões acertadamente, seguindo os caminhos mais adequados para cada situação, analisando o custo x benefício e os riscos de cada determinação.

Por outro lado, apesar da importância de termos segurança pelas nossas decisões, uma conduta também bastante relevante e virtuosa seria o compartilhamento do processo de tomada de decisão com outras pessoas, levando em conta seus pontos de vista.

Uma das situações mais comuns que podemos presenciar nas mais diversas circunstâncias seria o responsável pela decisão fazê-la sem consultar sua equipe, mas solicitar a sua ajuda na implementação de sua determinação. A atitude mais adequada neste caso seria a situação inversa: solicitar a ajuda das pessoas para tomar a decisão, e ter iniciativa e independência para implementá-la. Precisamos de humildade para ouvirmos as pessoas, ao mesmo tempo que confiança para a ação.

Outro fator muito interessante a abordar seria o medo das pessoas pelas decisões erradas. De fato, uma decisão errada pode muitas vezes acarretar conseqüências bastante desagradáveis e até mesmo provocar prejuízos significativos. Porém, devemos encarar as decisões erradas como parte do processo, principalmente em situações onde seja praticamente impossível identificar os fatores necessários para decidir acertadamente.

Nestes casos, é muito comum as pessoas usarem sua intuição para tomarem decisões, ou até mesmo, deixar a situação nas mãos da sorte (ou do azar). Quando estamos caminhando por uma rua e se faz necessário escolher entre dois caminhos, que não sabemos ao certo, e por infelicidade optamos justamente pelo caminho errado, simplesmente voltamos para o lugar onde estávamos e seguimos pelo caminho correto.

Inúmeras pessoas, pelo contrário, simplesmente desistem de continuar sua caminhada quando tomam uma decisão errada, e não se dão conta que muitas vezes existe a possibilidade de retornar ao ponto onde estava e tomar o outro caminho. Logicamente, nem sempre poderemos reparar uma decisão errada tão facilmente desta forma. Mas com um pouco de bom-senso, profissionalismo e criatividade, poderemos lidar melhor com as decisões erradas, e até mesmo transformá-las em verdadeiras oportunidades.

O que não podemos é desistir de caminhar. Esta sim seria a decisão mais errada que poderíamos tomar.


Inspiração Perfumes
A melhor decisão!

Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos Motivacionais

Loading...