04/02/2009

A Lição dos Gansos

Quando um ganso bate asas cria um “vácuo” para o pássaro seguinte. Voando numa formação em V, o bando inteiro tem seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse sozinha. Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum têm senso de comunidade, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente.

Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando a “aspiração” da ave imediatamente à sua frente. Lição: Se tivermos tanta sensibilidade quanto ao ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestaremos a nossa a outros.

Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação. Imediatamente, outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta. Lição: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes uma das outras.

Quando um ganso fica doente, ferido, ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo, ou até que morra. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando.Lição: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.

Gostariamos que você pensasse bem nessas lições dos gansos. Leia com atenção, reflita sobre cada item, transponha-os para a sua realidade, mostre ao seu pessoal e discuta com eles. Até com os gansos podemos aprender!

Autor Desconhecido
* Obs.: Caso alguém conheça o autor favor nos informar que daremos os devidos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário